RECLASSIFICAÇÃO NO ESTADO

Governo do Estado reclassifica regiões no Plano São Paulo; veja como fica a Baixada Santista

Baixada continua na fase amarela, assim como as regiões de Araçatuba, Campinas e Registro

Da redação
Publicado em 19/02/2021, às 14h49 - Atualizado às 14h51

FacebookTwitterWhatsApp
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo

A 22º reclassificação das regiões do Plano São Paulo de controle da pandemia começou. O Governador João Doria Anunciou a mudança nesta sexta-feira (19). Devido a piora nos índices de coronavírus no interior de estado, as áreas de Araraquara, Barretos, Bauru e Presente Prudente ficam na fase vermelha.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/infoLitoral E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

“A reclassificação começa a valer a partir de segunda-feira, 22 de fevereiro. Assim, todos terão possibilidade de se preparar e organizar. Outras reclassificações poderão ocorrer na próxima semana, sempre com o objetivo de atender com mais precisão e rapidez, seja para evoluir ou regredir”, afirmou Doria. Todas as regras do Plano SP estão detalhadas no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/ .

As regiões da Grande São Paulo e as áreas de Araçatuba, Baixada Santista, Campinas e Registro continuam na fase amarela. Enquanto as regiões de Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté, se encontram na fase laranja.

Todas as regiões em fase vermelha se encontram com ocupação de UTI para pacientes de COVID-19 em 80%. Nesta etapa vermelha, só há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniências, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelarias. Comércios e serviços não essenciais podem funcionar somente em esquema de retirada na porta, entrega por telefone, aplicativo e drive-thru.

Na etapa laranja, os serviços não essenciais podem funcionar até oito horas diárias, com ocupação máxima de 40% para atendimentos presenciais e o encerramento deve ocorrer às 20h.

Já as regiões em fase amarela, como a Baixada Santista, podem permitir 40% da ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais. Podendo possuir um expediente de até dez horas por dia para restaurantes e doze para as demais. O atendimento presencial deve acabar às dez da noite em todos os locais, sendo que nos bares as portas fecham às 20h. Eventos com aglomeração estão proibidos.

As prefeituras que se recusarem a seguir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.

Dados da pandemia:

A média estadual passou de 343,7 para 287,9 novos casos por 100 mil habitantes, as taxas de novas internações foram de 48,3 para 46,6 a cada 100 mil habitantes. As mortes tiveram uma alta, de 7 para 7,3 por 100 mil habitantes.

A pressão hospitalar diminuiu, a média estadual de ocupação de leitos de UTI por pacientes com COVID-19 caiu de 67,2% para 66,2%.

O resumo com as informações sobre a reclassificação do Plano São Paulo e os indicadores epidemiológicos e de capacidade hospitalar de cada região estão disponíveis no link https://issuu.com/governosp/docs/20210219_plano_spvf__1_.pptx

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!