SUPERAÇÃO APÓS PRECONCEITO

Autista conquista emprego e homenageia mãe pagando almoço em Guarujá (SP)

Recém-funcionário PcD da Ri Happy emocionou a mãe, o irmão e milhares de pessoas na internet ao comemorar o pagamento do almoço do dia das mães

Lenildo Silva
Publicado em 16/05/2023, às 09h44 - Atualizado às 17h10

FacebookTwitterWhatsApp
"Autista conquista emprego e homenageia mãe pagando almoço em Guarujá" Autista conquista 1° emprego em guarujá - Arquivo pessoal
"Autista conquista emprego e homenageia mãe pagando almoço em Guarujá" Autista conquista 1° emprego em guarujá - Arquivo pessoal

Fábio Fuhrmann, um homem com espectro autista de 43 anos, conseguiu seu primeiro emprego CLT na Ri Happy do Shopping La Plage em Guarujá no litoral de São Paulo. A contratação foi um marco em sua vida, já que Fábio sempre enfrentou situações de discriminação e exclusão por estar dentro do espectro. Para sua família, a oportunidade de trabalhar na loja de brinquedos é um sonho realizado.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

No Dia das Mães, Fábio surpreendeu a todos ao usar o dinheiro do salário do emprego para dividir a conta do almoço da família em um restaurante da cidade com o irmão. O momento foi de euforia para ele e todos os presentes. O vídeo do pagamento viralizou nas redes sociais após ser publicado por seu irmão, o jornalista Gabriel Fuhrmann.

Veja o vídeo

Para o irmão responsável pelo vídeo, a contratação de Fábio e sua celebração do Dia das Mães são exemplos de inclusão e superação. Para quem convive com alguém no espectro, a importância desse momento é inestimável. A família ainda está atônita com a oportunidade que Fábio recebeu, mas muito feliz com sua nova jornada.

“Apesar de ter saído de casa chorando e ansioso na primeira manhã de trabalho, Fábio voltou radiante de alegria com mensagens e fotos com todos os colegas de trabalho e as crianças que visitaram a loja. Sua jornada como vendedor na Ri Happy é um grande passo para sua independência e realização pessoal”, disse Gabriel nas redes sociais.

Leia também:14 sinais comuns do autismo que ajudam no diagnóstico precoce

A importância da mãe na conquista de Fábio

"Autista conquista emprego e homenageia mãe pagando almoço em Guarujá" Autista conquista 1° emprego em guarujá (Arquivo pessoal)

Em entrevista ao Portal Costa Norte, a neuropsicopedagoga Fernanda Fuhrmann, mãe adotiva de Fábio, também comemorou as conquistas do filho. “Nem sei o que dizer desta vivência, mas sei que tem sido mais um capítulo da minha história com o Fábio, de muito aprendizado. Não canso de dizer: Viva a inclusão!”, comemorou.

Para Fernanda, a importância dos pais na criação de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é fundamental. A neuropsicopedagoga conta que adotou Fábio quando ele tinha dois anos e, desde então, o acompanha em todas as etapas de sua vida até chegar o dia em que ele conquistou o emprego de carteira assinada.

“Quando crianças, a terapia é necessária para que elas desenvolvam seu potencial e, à medida que crescem, suas necessidades mudam. A luta pela inclusão nas escolas e na sociedade é sempre um desafio. Os pais são a base e a estrutura para seus filhos e podem ser sobrecarregados”, disse Fernanda.

A mãe contou ainda que o filho a ensinou a ver o mundo de forma diferente e a se tornar uma neuropsicopedagoga melhor, ajudando outras crianças, adolescentes e famílias. Fuhrmann disse ainda que aprende com Fábio todos os dias e o considera seu "PhD no exterior". Sua maneira de ver e sentir o mundo é enriquecedora, ele vive o momento presente e não guarda rancor em relação às pessoas que o magoam.

Fábio no mercado de trabalho

Fernanda disse ainda que a colocação de Fábio no mercado de trabalho foi única, pois ele nunca se interessou em trabalhar até o ano passado quando enfrentou preconceito e capacitismo em um lugar que frequentava havia quinze anos.

Sua mãe o incentivou a explorar outras atividades, e ele manifestou interesse em trabalhar na Ri Happy, uma loja de brinquedos que sempre gostou de visitar e da qual conhecia todos os funcionários. Foi-lhe oferecido um emprego quando uma vaga foi aberta.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

“Contratar pessoas com deficiência é essencial para que elas exerçam sua cidadania, sejam produtivas, pertençam [façam parte] e sejam felizes. A diversidade é enriquecedora e ajuda a criar um mundo melhor e mais justo. As empresas precisam fazer acomodações para seus funcionários com deficiência, incluindo a modificação de seu espaço físico e treinamento de funcionários para trabalhar efetivamente com eles”, disse Fernanda sobre a importância das empresas na vida de pessoas autistas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!