COVID-19

Com exceção a Guarujá (SP), atividades individuais retornam às praias também aos finais de semana

Fase vermelha do Plano SP deixa liberação por conta das prefeituras. Pérola do Atlântico é a única a desestimular turismo

da Redação
Publicado em 16/04/2021, às 13h03 - Atualizado em 06/05/2021, às 12h24

FacebookTwitterWhatsApp
Boletins epidemiológicos apontam redução de internações e propagação da Covid-19 em todo litoral - Reprodução/ Prefeitura de Guarujá
Boletins epidemiológicos apontam redução de internações e propagação da Covid-19 em todo litoral - Reprodução/ Prefeitura de Guarujá

A faixa de areia e o mar estarão liberados para atividades esportivas individuais em todo o litoral paulista neste final de semana, 17 e 18, a única exceção será Guarujá. A alteração aconteceu há uma semana por meio de reclassificação do estado como um todo à fase vermelha do Plano SP pelo governador João Doria (PSDB). Com as medidas a abertura das praias para esportes individuais fica por conta de cada prefeitura.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤http://bit.ly/CNnoticiasdeultimahoraE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Este será o primeiro final de semana da fase vermelha no enfrentamento à covid-19 e, durante a semana Guarujá também teve praias liberadas, a exemplo das demais cidades, mas optou pelo fechamento para sábado e domingo com vistas a desestimular o turismo de um dia, quando maior quantidade de veículos descem a serra

A prefeitura também implantará barreiras sanitárias em seis locais, incluindo as travessias de balsa para Santos e Bertioga. O decreto 14.249 assinado pelo prefeito Válter Suman (PSB) regulamenta as medidas.

Os boletins epidemiológicos apontam redução de internações e propagação da covid-19 em todas as cidades do litoral. Em Guarujá, o percentual de ocupação dos peitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI está em 64%.

As praias estarão abertas nas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Santos, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe.

O que está permitido?

Na fase vermelha só é permitido o funcionamento normal dos serviços classificados como essenciais entre eles indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.

As prefeituras também podem impor medidas ainda mais restritivas devido à gravidade dos indicadores locais de epidemiologia e capacidade hospitalar, como já ocorre em diversos municípios no interior e região metropolitana da capital. Foi nesse tópico, que a prefeitura de Guarujá se embasou para impedir o acesso às praias no final de semana.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!