MANIFESTAÇÕES DOS MOTOBOYS

Greve dos apps: entregadores encerram atividades neste sábado em Guarujá (SP)

Principais reclamações dos entregadores é relacionada ao valor mínimo da entrega; protestos e greves tendem a ser o único recurso desses trabalhadores

Da redação
Publicado em 12/09/2021, às 13h36 - Atualizado às 23h27

FacebookTwitterWhatsApp
Greve dos apps Greve dos apps: Entregadores encerram atividades neste sábado em Guarujá (SP) - Foto: Reprodução Bruno Gonçalo
Greve dos apps Greve dos apps: Entregadores encerram atividades neste sábado em Guarujá (SP) - Foto: Reprodução Bruno Gonçalo

Entregadores por aplicativo decidiram interromper por um dia as suas atividades, neste sábado (11), em Guarujá (SP).
Por meio de um movimento denominado “Greve dos Apps”, os profissionais reivindicam melhores condições de trabalho na relação com as famosas operadoras de serviço.

De acordo com os profissionais, a principal reivindicação é valorização dos serviços na cidade. “ Nas cidades vizinhas a taxa é R$ 8,75 e aqui em Guarujá, as mesmas operadoras, oferecem uma taxa de R$ 5,25”, disse um motoboy nas redes sociais.
Outros pontos abortados pelos manifestantes foram: diminuição no valor da gasolina; melhoria na mobilidade urbana; melhor segurança para quem conduz motocicleta; melhoria nas taxas de entrega, fim dos bloqueios nos aplicativos de entrega; valorização nos estabelecimentos fixos.
Além de evitar fraudes implantando códigos de confirmação de entrega em todos os aplicativos; suporte para acidentes ou danos causados durante o serviço; livre estacionamento nas áreas centrais da cidade e o fim dos bloqueios e desligamentos indevidos dos aplicativos.
As insatisfações ganham os holofotes em um momento em que a entrega em domicílio está muito popular. Com a pandemia e o isolamento social, o share de delivery no mercado como um todo subiu de 9% em abril de 2019 para 32% em abril de 2020, segundo o Instituto Food Service Brasil (IFB).

De acordo com os profissionais, a principal reivindicação é valorização dos serviços na cidade Greve dos apps: entregadores encerram atividades neste sábado em Guarujá (SP) (Foto: Plantão Guarujá)

A paralização dos entregadores viralizou nas redes sociais e ganhou o apoio dos moradores locais. “Apoiadíssimo! Agora aproveita e faz uma reunião entre os entregadores que utilizam motocicletas, para respeitarem os moradores e clientes, pois alguns (a minoria), estralam, empinam e passam pela rua fazendo algazarra com seu equipamento de trabalho (motos). Acho que vocês são uma categoria que teriam que ter todos os direitos trabalhistas garantindo, inclusive plano de saúde e vida. Parabéns pela reivindicação”, disse um morador.

Outro munícipe estava esperando um pedido quando foi informado pelo restaurante que teria que cancelar o pedido devido a paralização dos motoboys. “Poderiam esperar meu pedido chegar né”, disse.

Greve dos apps Greve dos apps: Entregadores encerram atividades neste sábado em Guarujá (SP) (Foto: Reprodução Bruno Gonçalo)

As atividades retomaram em partes durante a noite e neste domingo (12), já voltaram as atividades. Procurados pela reportagem, os aplicativos de entrega não se pronunciaram até o fechamento da matéria.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!