A Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas para o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC). A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde do Município e a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). 

A Residência Médica é um curso de pós-graduação voltada a médicos recém-formados. No programa guarujaense serão selecionados quatro candidatos. De acordo com a gestão municipal, a intenção é fortalecer a Atenção Primária em Saúde. O programa, afirmou o órgão em comunicado, "dará ao Município a possibilidade de fixar médicos especialistas em Medicina da Família e Comunidade, qualificação carente no Sistema Único de Saúde (SUS), e que é considerada como o futuro do atendimento comunitário. Isso porque aquele profissional será dedicado a atender um número determinado e fixo de famílias, garantindo um amplo conhecimento do histórico do domicílio e ofertando assistência de forma mais personalizada".

Participe dos nossos grupos 👉   https://bit.ly/COSTAINFORMA10 📲 Informe-se, denuncie

O processo seletivo consiste na realização de uma prova objetiva e posterior classificação de acordo com o desempenho de cada candidato. Ser formado em Medicina em qualquer estado do Brasil é o principal pré-requisito. O programa terá início no dia 01 de março de 2021, possui duração de dois anos e oferece bolsa de R$ 9 mil mensais.

“Vamos conseguir qualificar esse primeiro atendimento à população. Aliar a expertise acadêmica com o trabalho de campo, de forma colaborativa, será fundamental nesse processo”, relata Ângela Cafasso, coordenadora de Educação Permanente em Saúde do Município. O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), sob regimento da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

De acordo com a gestão municipal, a iniciativa é inédita na cidade. As inscrições, gratuitas, vão até o dia 9 de dezembro e podem ser feitas por meio do link: https://www.guaruja.sp.gov.br/processo-seletivo-programa-de-residencia-medica/