SAÚDE

Guarujá passa a realizar cateterismo e angioplastia na rede de saúde

Munícipes já podem ser encaminhados para realização de procedimentos de radiologia intervencionista no Hospital Santo Amaro

Da Redação
Publicado em 05/05/2021, às 11h45 - Atualizado às 12h00

FacebookTwitterWhatsApp
Diego Marchi
Diego Marchi

Guarujá começou a realizar cateterismo e angioplastia em pacientes da rede municipal de saúde nesta terça-feira (5) no Hospital Santo Amaro (HSA).

Antes, todos os munícipes que necessitavam dos procedimentos eram colocados na fila de espera do governo do estado.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Mensalmente serão realizados cerca de 54 procedimentos a pacientes ambulatoriais e de emergência da rede municipal de saúde. Isso é fruto de uma contratualização entre a prefeitura e o Hospital Santo Amaro para utilização do complexo de radiologia intervencionista.

Investimento do município

A prefeitura já havia sinalizado ao Hospital Santo Amaro a intenção de contar com o serviço de hemodinâmica na rede pública, ainda em abril de 2020. Para isso, realizou repasses que foram destinados à construção do complexo de radiologia intervencionista. 

Exames

O cateterismo é um exame fundamental para detectar anomalias nas artérias coronárias e no músculo cardíaco. Costuma ser solicitado para pacientes com histórico de doenças coronarianas ou que já as estejam desenvolvendo.

A partir dele é possível indicar um tratamento correto e, conforme o problema encontrado corrigi-lo ali mesmo, por meio da angioplastia com o auxílio de stent coronariano, aliado ao uso de medicações.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!