ATENÇÃO

Guarujá registra deslizamentos em diversos pontos e acumulado de 256mm

Prefeito convocou Sala de Situação após ocorrências em várias áreas da cidade, com deslizamentos, alagamentos e queda de árvores

Redação
Publicado em 25/01/2024, às 14h27 - Atualizado às 14h37

FacebookTwitterWhatsApp
Equipes da Defesa Civil percorrem os morros e demais áreas de risco nesta quinta-feira - Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Equipes da Defesa Civil percorrem os morros e demais áreas de risco nesta quinta-feira - Divulgação/Prefeitura de Guarujá

O prefeito de Guarujá Válter Suman convocou seu secretariado para uma Sala de Situação, após a cidade ter registrado um acumulado médio de 256mm de chuvas, nas últimas 24 horas. Na reunião agendada para a tarde desta quinta-feira (25), o titular de cada pasta deve apresentar as demandas já atendidas e um prognóstico das próximas ações, corretivas e preventivas. Atualmente, o município está em estado de atenção. 

Nesta manhã, ocorreram dois deslizamentos de porte médio na rua Uruguai, na Barreira do João Guarda, no bairro da Enseada. Segundo a prefeitura, uma das ocorrências envolveu apenas solo e rocha em talude de corte, por isso, uma moradia foi preventivamente interditada; já o outro atendimento foi de um desplacamento rochoso em talude de corte, ocasionando a interdição total da moradia. 

Já no Escadão, no Cantagalo, ocorreram vários deslizamentos de pequeno porte, com uma moradia atingida, que foi evacuada e interditada pela Defesa Civil. Outros moradores foram para casa de parentes, e um casal é atendido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. No mesmo bairro, a queda uma de árvore de grande porte sobre a fiação, também resultou na interdição da subida da rua 19. A Elektro foi acionada para atender o ocorrido.

Equipes da Defesa Civil continuam a percorrer as áreas de risco
Equipes da Defesa Civil continuam a monitorar as áreas de risco / Prefeitura de Guarujá

Um deslizamento na rua Cubatão, no bairro Pitangueiras, atingiu a garagem de um prédio, que precisou ser preventivamente interditada. Na Enseada, uma área de mata registrou deslizamento de grande porte, e a rua Pará, que dá acesso ao local, foi interditada parcialmente.

Outras ocorrências

Também foram registrados alagamentos em diversos pontos, com volume de chuva intenso entre às 17h e 19 horas, de quarta-feira (24), com uma média de 70mm de acumulado em apenas duas horas. Diversos pontos ficaram alagados, o que comprometeu a fluidez do tráfego.

Segundo a prefeitura, todos os geólogos e agentes de Defesa Civil foram convocados, para trabalhar nas ações necessárias nas próximas horas. As equipes atualmente percorrem os morros e demais áreas de risco, a fim de priorizar o atendimento à população. Não houve vítimas.

Desde a quarta-feira (24), foram removidas quatro árvores de médio porte, em decorrência das fortes chuvas e rajadas de vento. As ocorrências foram registradas na estrada de Santa Cruz dos Navegantes; rua Olímpia Sampaio, na Enseada; rua Rezende Amado, Jardim Las Palmas; e avenida Plinio de Carvalho Pinto, Enseada.

Houve ainda uma ocorrência de queda de galho em moradia, na av. Manoel Domingo Cravo, no bairro Santa Rosa, que ocasionou danos ao telhado. O proprietário foi orientado pela Defesa Civil e uma lona plástica cedida minimizou o problema.

O alerta é de chuva persistente na Baixada Santista, por isso, a Defesa Civil recomenda evitar permanecer em áreas de risco e ter cuidado nas próximas horas.

Mirantes fechados

Devido às condições climáticas, estão fechados, por tempo indeterminado, os acessos aos mirantes das Galhetas (Astúrias) e da Campina (morro do Maluf). A Defesa Civil recomenda evitar permanecer em áreas abertas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!