Um pescador esportivo capturou uma portentosa garoupa no mar do Guarujá, no litoral de São Paulo e brincou com bom humor nas redes sociais na manhã desta terça-feira (04). “Garoupa, um peixe cheio de beleza”, afirmou o atleta pescador, ao divulgar uma foto com o animal que, apesar de não ser um tucunaré ou um dourado, tem seu charme.

A imagem fez sucesso nas redes sociais, seja pelos curiosos dotes estéticos do animal marinho, seja pelo seu tamanho espetacular.

Apesar de ser considerado feio, a garoupa é uma modelo se comparada aos seres marinhos considerados os mais desprovidos de beleza do mundo.

O peixe eleito o mais feioso mundo é o blobfish - que ganhou esse título da Sociedade Protetora dos Animais Feios. Ele é encontrado nas águas da Austrália e da Tasmânia.

Apesar de não ser linda, a garoupa, peixe da família dos serranídeos, tem carne branca e é muito apreciada na culinária. Por essa razão, o animal é muito importante para a atividade pesqueira. É um peixe da espécie que figura na cédula brasileira de 100 reais (garoupa-verdadeira).  

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/costanorteInforma2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Algumas espécies atingem mais de 2m e 300kg. Presente em todo o litoral brasileiro, muitas espécies de garoupas têm curiosos padrões de coloração com cores brilhantes, como é o caso da mostrada pelo pescador.  

Todo animal, independentemente de seu aspecto, ainda que não atenda a critérios estético humanos, tem sua função no ecossistema e merece respeito.