SEM AGLOMERAÇÃO

Praias fechadas no fim de semana, em Guarujá (SP)

Município também implantará barreiras, objetivo é de desestimular o turismo de um dia, durante esse momento agudo da pandemia

Da Redação
Publicado em 15/04/2021, às 16h40 - Atualizado às 17h03

FacebookTwitterWhatsApp
Diego Marchi
Diego Marchi

Como forma de desestimular o turismo de um dia, Guarujá mantém a proibição de acesso às praias durante o primeiro final de semana de retorno a fase vermelha do Plano São Paulo. A prefeitura também segue com barreiras em seis acessos à cidade, incluindo as travessias de balsas de Santos e de Bertioga.

As medidas de combate a covid-19 foram publicadas na última segunda-feira (12), conforme o decreto 14.249, que estabelece regras temporárias para o funcionamento parcial e condicionado das atividades comerciais, empresariais e de prestação de serviços. Também segue proibida, de acordo com o decreto, a entrada de vans e ônibus com finalidade turística no município de Guarujá, suspendidas eventuais autorizações anteriormente expedidas.

Praias

O decreto proíbe a permanência de pessoas e a colocação de guarda-sóis, mesas e cadeiras na faixa de areia das praias e logradouros públicos e também segue proibida a oferta de serviço de praia aos hotéis, estabelecimentos congêneres, condomínios e quiosques. O acesso à faixa de areia das praias, durante os finais de semana, está terminantemente proibido, bem como a locação de apartamentos para temporada, inclusive por meio de aplicativos.

Barreiras

Os bloqueios funcionam de sexta a domingo e estão instalados nas entradas da rodovia Cônego Domênico Rangoni. Há pontos de bloqueio nos acessos à avenida Áurea Gonzales de Conde, rua Idalino Pinez (rua do Adubo), avenida Santos Dumont (em frente ao Paço Municipal Raphael Vitiello) e avenida Lydio Martins Correa (Morrinhos), além das saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.

Acesso

O acesso é livre aos veículos cujos ocupantes comprovem domicílio no município, e não apenas ocupação eventual. Também têm passagem liberada os veículos em comprovado exercício de atividades essenciais como segurança pública, saúde e assistência social, além dos motoristas que estiverem transportando alimentos, combustíveis e outros insumos indispensáveis para o abastecimento local.

Turismo controlado

Os hotéis, pensões ou similares podem receber visitantes com a capacidade máxima de 30% da lotação.  Para entrar na cidade, os hóspedes precisam apresentar o voucher, comprovante de reserva de hospedagem. O documento deverá especificar os dados pessoais dos hóspedes, bem como as datas de check in e check out.

Encontrada alguma irregularidade em todos esses casos, o condutor deverá retornar a sua cidade de origem. Caso o condutor se recuse a retornar, o veículo poderá ser removido ao pátio municipal, e seus ocupantes podendo ser conduzidos, também, ao Distrito Policial para lavratura de boletim de ocorrência.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!