SUSTENTABILIDADE

Projeto socioambiental troca resíduos por ecomoedas e produtos no litoral de SP

Além da troca de resíduos, a programação contará com ações de educação ambiental e doação de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica

Redação
Publicado em 08/03/2024, às 12h27

FacebookTwitterWhatsApp
Somente em uma das edições de 2023, a iniciativa recolheu 1.433 quilos de plástico - Diego Marchi/Prefeitura de Guarujá
Somente em uma das edições de 2023, a iniciativa recolheu 1.433 quilos de plástico - Diego Marchi/Prefeitura de Guarujá

A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço no litoral de São Paulo. Na terça-feira (12), os moradores do Sítio Conceiçãozinha, no distrito guarujaense de Vicente de Carvalho, receberão as ações do primeiro ‘Recicla Comunidade’ de 2024, com a troca de resíduos plásticos e óleo de cozinha usado, por ecomoedas e produtos de necessidades básicas. A mobilização integra o projeto ‘Reciclou, Ganhou!’, da prefeitura de Guarujá, com a atuação direta da loja Eco Troca Cavalo Marinho e o incentivo de diversos parceiros. 

Na ação, das 14h às 17 horas, na rua Bento Pedro da Costa, os moradores poderão entregar um quilo ou litro de resíduos e garantir ecomoedas e outros produtos a sua escolha. Já a cada 20 quilos ou litros, será possível levar para casa uma cesta básica com alimentos não perecíveis e legumes frescos (mediante disponibilidade). Os itens plásticos só serão aceitos desde que estejam limpos e amassados.

A programação terá, ainda, atividades de educação ambiental e distribuição de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. Segundo a prefeitura, o intuito da iniciativa, que somente em uma das edições de 2023 recolheu 1.433 quilos de plástico, é fortalecer a importância da reciclagem e, ao mesmo tempo, ampliar a logística reversa. 

Realização

A ação ‘Recicla Comunidade’ é realizada pelo Centro Comunitário Conceiçãozinha e o Projeto Socioambiental Eco-comunidade, com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo, iniciativa privada e instituições sem fins lucrativos. Entre eles, Terminal Exportador de Guarujá e Terminal de Exportação de Açúcar de Guarujá (Teg/Teag), Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano, Uma Gota no Oceano e Instituto Elos.  

Já o ‘Reciclou, Ganhou!’ integra o programa Recicla Guarujá, que conscientiza sobre a importância da coleta seletiva e da destinação adequada dos resíduos sólidos. A iniciativa é desenvolvida em catorze lojas Eco Troca e feiras orgânicas pontuais.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!