REFERÊNCIA EM PRESERVAÇÃO

Reconhecimento: Guarujá conquista selo ‘Cidade Amiga das Árvores’

Reconhecimento é da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, que premiou somente o município na Baixada Santista

Redação
Publicado em 01/11/2023, às 20h41

FacebookTwitterWhatsApp
Cidade é referência em preservação - Foto: Diego Marchi/PMG
Cidade é referência em preservação - Foto: Diego Marchi/PMG

A cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, é oficialmente uma Cidade Amiga das árvores. O selo da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) foi concedido à Ilha de Santo Amaro em 26 de outubro, durante o 1° Fórum Paulista de Arborização Urbana, também promovido pelo Instituto Biológico de São Paulo e apoiadores. Com isso, o município se torna o único premiado na Baixada Santista.

Para conquistar o reconhecimento, cinco requisitos são fundamentais no cuidado com a floresta urbana. Eles consistem em estrutura organizacional, corpo legal, dados censitários, recursos financeiros e atividades de celebração. Outro destaque é que foram beneficiados todos os municípios brasileiros que entraram para o Programa Tree Cities of The World neste ano.

A bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Nanci Papareli, recebeu o título inédito em mãos, e afirma que a certificação reflete o árduo trabalho técnico que a administração municipal desenvolve.

“O nosso compromisso é buscar, junto à população, soluções para melhorar a arborização urbana. A exemplo, uma das novas políticas públicas é o programa Cidade Mais Verde, onde incentivamos o plantio. São ações fundamentais para o crescimento local mais sustentável, impactando, inclusive, em questões globais, como os desafios às mudanças climáticas”, destacou.

Certificado de 'Cidade Amiga das Árvores’
Município da Baixada Santista recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Reprodução

Inventário arbóreo

Atualmente, a prefeitura de Guarujá realiza o cadastramento de árvores no aplicativo ArBio, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP). O levantamento é realizado em parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), para a elaboração do inventário arbóreo em vias públicas. Já são mais de 12 mil exemplares mapeados e a meta é a criação do Plano Municipal de Arborização Urbana.   

Tree Cities of the World

O Tree Cities of the World é um programa internacional liderado pela Fundação Arbor Day e pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU). A iniciativa foi lançada em 2019 e atua no reconhecimento de cidades comprometidas em garantir que suas florestas urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável.

Mais de 21 países, como os Estados Unidos, França, México, Peru, Itália, Colômbia e Índia integram o programa. No Brasil, além de Guarujá, cidades como São Paulo, Maringá, Hortolândia e Campo Grande também participam. Na prática, todos os membros compartilham e adotam abordagens bem-sucedidas para o manejo do verde urbano, elevando a qualidade de vida da população.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!