Litoral Norte

Aloha Spirit atrai atletas de esportes aquáticos a Ilhabela

Aloha Spirit colocará em disputa competições de natação, canoa havaiana (Va’a), stand up paddle (SUP), surfski, paddle board e apneia

Estéfani Braz
Publicado em 19/03/2024, às 09h35

FacebookTwitterWhatsApp
Aloha Spirit realiza 1ª Etapa do Grand Tour em Ilhabela - Arquivo pessoal/Paulo Roberto
Aloha Spirit realiza 1ª Etapa do Grand Tour em Ilhabela - Arquivo pessoal/Paulo Roberto

Os esportes aquáticos vão dominar Ilhabela, no litoral norte, entre os dias 22 e 24 de março e devem atrair atletas de todo o país. A cidade será palco para a 1ª Etapa do Grand Tour 2024 Aloha Spirit, com competições de natação, canoa havaiana (Va’a), stand up paddle (SUP), surfski, paddle board e apneia.

O campeonato é composto por três etapas e as outras duas se realizarão em Saquarema (RJ) e Maceió (AL). A disputa é separada por modalidades e categorias. Além das provas, há uma programação diversificada voltada para o público, com cinema open air, ioga, clínicas, palestras e músicas.

Cassandra Maria Signoretti é de Bertioga (SP) e competirá na categoria 60+ feminina e mista de canoa havaiana. Ela conta que começou a remar sem pretensão de competir. “Mas a canoagem é apaixonante. Tomar gosto foi muito fácil e, de lá pra cá, foram muitos campeonatos...Aloha, Paulistas, Brasileiros... Ohana viaja bastante.”

Cassandra  Maria  Signoretti é de Bertioga (SP)
Cassandra Maria Signoretti é de Bertioga (SP) e se prepara para participar do Aloha Spirit - Arquivo Pessoal/Cassandra

Ohana va'a - Bertioga Paddle Clube é o nome do clube do qual a Cassandra participa e que competirá com dez equipes. "Nossos atletas são muito unidos e comprometidos com os treinos, que são frequentes, independentemente de ter uma competição próxima ou não. Nosso objetivo em qualquer competição é dar o nosso melhor, e esperamos que isso seja suficiente para nos colocar num pódio”, ressalta a atleta. 

Há três anos na prática de canoa havaiana, Paulo Roberto, morador de Brasília (DF), se prepara para participar da competição. “Eu comecei a competir no início de 2022. Eu sou da categoria master 40 e corro as provas amadoras e profissionais. E o Aloha Spirit eu conheci em 2022 e comecei a competir”.

Paulo Roberto
Paulo Roberto compete no Aloha Spirit desde 2022. - Arquivo pessoal/Paulo Roberto

O Aloha Spirit Festival nasceu em Ilhabela no ano de 2009 e, desde então, é realizado anualmente no município. A etapa na cidade sempre foi a que tem o maior número de participantes. Em média, atletas de 18 a 20 estados brasileiros participam da competição. 

Paulo explica que iniciou no stand up paddle por hobby e, depois,  experimentou a canoa havaiana. O hobby virou refúgio para problemas pessoais e as competições começaram a surgir. “Por vir morar em Brasília, vir do Rio de Janeiro para cá, deixei minhas filhas lá, então, eu senti um pouco essa falta e a canoa serviu como um terapia. Eu pensava em treinar e remar e focava nos campeonatos. Tanto que, em 2022, foi o meu primeiro campeonato brasileiro, em Vila Velha, não remava nada, fui lá me aventurar no mar de Vila Velha e depois disso passei a fazer os Aloha 's ". 

O evento ainda conta com uma cerimônia de premiação para os atletas e equipes destaques do ano anterior. 

Homens e mulheres com medalhas
Cassandra e colegas de equipe durante competição - Arquivo Pessoal/Cassandra

Para Cassandra, a experiência se torna ainda mais enriquecedora por estar ao lado de outros colegas. “Participar de um evento assim é maravilhoso. Torcemos juntos uns pelos outros, nos incentivamos e isso é o mais importante. As medalhas são uma agradável consequência de todo nosso trabalho e dedicação.”

Paulo Roberto
Paulo começou a remar por hobby e hoje viaja o Brasil para competir - Arquivo pessoal/Paulo Roberto

A competição ainda proporciona aos atletas conhecer novos lugares e competidores. Paulo comenta: “Participar dessas competições, para mim, é muito bom. Além da adrenalina que rola, eu sou um cara bem competitivo. Então, passa a ser a minha motivação anual. Sem contar o contato que nós temos com outros atletas, conhecer ídolos, conhecer campeão brasileiro, conhecer equipe campeã brasileira. Então, muitos atletas vão participar do Aloha, para se testar antes das competições oficiais. E o Aloha, ele faz com que além da competição, a gente aproveite também as cidades, os passeios”, reforça Paulo. 

O Aloha Spirits tem provas marcadas para os dias 23 e 24, na praia do Perequê, em Ilhabela. A programação está disponível no site oficial do evento.  

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!