POLÊMICA

Câmara de Ilhabela abre processo de cassação contra vereador Raul por quebra de decoro parlamentar

Sendo necessária a votação da maioria simples dos presentes, a denúncia foi aceita com os votos favoráveis dos vereadores Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado), Edilson dos Santos (Edilson da Ilha), José Pereira da Silva (Zé Preto) e Gabriel Rocha

Da redação
Publicado em 23/03/2022, às 15h37 - Atualizado às 16h42

FacebookTwitterWhatsApp
Sessão de terça-feira (22) foi marcada pela abertura do processo de cassação contra o vereador Raul Cordeiro Quebra de decoro parlamentar: Câmara de Ilhabela abre processo de cassação do vereador Raul Cordeiro - Foto: Câmara de Ilhabela
Sessão de terça-feira (22) foi marcada pela abertura do processo de cassação contra o vereador Raul Cordeiro Quebra de decoro parlamentar: Câmara de Ilhabela abre processo de cassação do vereador Raul Cordeiro - Foto: Câmara de Ilhabela

Em sessão ordinária nesta terça-feira (22), a Câmara de Ilhabela acatou, com quatro votos favoráveis e um voto contrário, a representação por quebra de decoro com pedido de cassação do cargo do vereador Raul Cordeiro.

Sendo necessária a votação da maioria simples dos presentes, a denúncia foi aceita com os votos favoráveis dos vereadores Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado), Edilson dos Santos (Edilson da Ilha), José Pereira da Silva (Zé Preto) e Gabriel Rocha.

O vereador Felipe Gomes votou contrário, o vereador Raul ficou impedido de votar por se tratar de interesse próprio e o vereador Ezequiel Alves (Ezequiel Cabelereiro) esteve ausente e não participou da votação.

A representação foi protocolada por três partidos políticos de Ilhabela: Partido Democrático Trabalhista, Partido Republicanos e Partido Liberal, assinados por seus presidentes, requerendo a abertura de processo de cassação por “práticas incompatíveis com o exercício do cargo de vereador, procedimento de modo incompatível com a dignidade da Câmara, além da completa falta de decoro dos atos praticados”.

Na sequência, com a aceitação da denúncia, foi constituída a Comissão Especial Processante composta, por sorteio, pelos vereadores Felipe Gomes (Presidente), Zé Preto (Relator) e Alessandro Abençoado (membro).

Nos termos do art. 5º do Decreto-Lei 201/67, que define o rito a ser observado, o processo instaurado para apuração da representação e cassação do mandato do vereador Raul, deve ser concluído em até 90 dias, contados da data em que se efetivar a notificação do vereador.

Entenda o caso

No dia 8 de março, durante sessão ordinária, o vereador Raul Cordeiro usou a tribuna para comentar os requerimentos que ele apresentou e não foram aprovados.

“Eu tenho dó é do eleitor dele (se referindo ao vereador Zé Preto). Não sei que passa na cabeça de uma pessoa votar em um cidadão desse. Eu pergunto a todos os vereadores que reprovaram meus requerimentos: quando vocês bateram na porta dos seus eleitores, foi para isso? Para isso vocês saíram candidatos? Para trabalhar contra a cidade, contra o eleitor? Eu vou citar o nome de todo mundo. Eu não vou me render. Não vou me vender para esse governo corrupto”, disse.

A Câmara de Ilhabela informou que o teor da representação está disponível, na íntegra, para consulta pública no link abaixo:

https://www.camarailhabela.sp.gov.br/docs/Representacao_cassacao_VerRaul.pdf

Aspas para o vereador Raul

O vereador Raul Cordeiro usou a tribuna para falar sobre a abertura do processo de cassação contra o seu mandato.

“Hoje é um dia que vai entrar para história. O dia em que um vereador que quer trabalhar para Ilhabela pode ser cassado. Fizeram uma lambança hoje. Passaram a semana inteira ensaiando, trancados, e ainda fazem essa bagunça”, disse.

“Eles não querem me cassar pelas palavras que usei naquela sessão semanas atrás. O próprio Ministério Público mandou arquivar dizendo que não era cabível. Eles querem me caçar porque eu estou atrapalhando o esquema de corrupção que está se instalando no nosso município. Eu estou tirando dinheiro do bolso de ladrão”, concluiu.

O pronunciamento do vereador durante cerca de 5 minutos e pode ser conferido na íntegra no link: https://www.youtube.com/watch?v=vloJaauUGfU a partir de 1 hora e 20 minutos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!