TURISMO

Ilhabela recebe edição do festival gastronômico Sabores da Praia

Pratos criativos e acessíveis devem marcar evento, que reunirá restaurantes e similares durante 32 dias; saiba como estabelecimentos podem participar

Rebeca Freitas
Publicado em 09/01/2024, às 11h04 - Atualizado às 11h12

FacebookTwitterWhatsApp
Festival ocorre entre abril e maio e reunirá o melhor da gastronomia caiçara - Reginaldo Pupo
Festival ocorre entre abril e maio e reunirá o melhor da gastronomia caiçara - Reginaldo Pupo

O Ilhabela Convention & Visitors Bureau realizará, de 18 de abril a 19 de maio, o 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela, organizado para valorizar a rica e diversificada gastronomia típica caiçara, mesmo com toques contemporâneos. Com pratos criativos preparados pelos chefs locais, os valores serão acessíveis. 

A ideia é movimentar a ilha no período de baixa temporada. O evento se tornará uma grande vitrine para que os estabelecimentos possam divulgar seus produtos e serviços. O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela seguirá o modelo indoor, ou seja, ocorrerá nos próprios estabelecimentos, o que possibilita aos participantes o controle da qualidade de seus produtos, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares.

Isso também oferece comodidade ao público, que terá à disposição estrutura como banheiros, estacionamentos, ar climatizado e a possibilidade de levar seus pets em alguns dos locais participantes.

Participação dos restaurantes

frutos do mar
Restaurante deverão criar um novo prato para integrar o festival - Reginaldo Pupo

As inscrições para participação de restaurantes e similares já estão abertas. Mais informações sobre como participar do evento podem ser obtidas por meio do Instagram @saboresdapraiabr e pelo telefone (11) 93279 5275. O evento será aberto à participação de restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, quiosques de praia, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, hotéis, pousadas, cervejarias, produtores artesanais e similares. 

Para participar, os estabelecimentos deverão criar um prato exclusivo. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos para o evento. Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas, que será fixado pelos próprios restaurantes. A data limite para adesão dos estabelecimentos ao festival é 15 de fevereiro de 2024. 

O evento promovido por Ilhabela Convention & Visitors Bureau objetiva alavancar o turismo na baixa temporada, conforme Márcio Franco, presidente da entidade. “A iniciativa acaba movimentando toda a cadeia turística local, como hotelaria, transportes, entre outros segmentos, pois o evento irá atrair turistas que virão a Ilhabela, para conhecer os restaurantes participantes e vivenciar experiências gastronômicas, e consequentemente, os atrativos turísticos que o destino oferece”, afirma. 

Sabores da Praia

sobremesa
Primeira edição do evento em Ilhabela terá duração de 32 dias - Reginaldo Pupo

O festival gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela será realizado pelo Ilhabela Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Grupo Sabores, uma entidade especializada na organização de festivais gastronômicos com edições locais ou regionais, como é o caso de Ilhabela.

Os festivais do grupo são realizados em cidades litorâneas (Sabores da Praia) e serranas (Sabores da Montanha), para valorizar a gastronomia regional e fomentar o turismo na baixa temporada. O grupo surgiu no litoral norte de São Paulo, que reúne os municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.  Sabores da Praia tem edições nas cidades do Rio de Janeiro, Búzios e, agora, Ilhabela. 

Já  Sabores da Montanha atua na serra da Mantiqueira dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e na Serra Gaúcha. Na edição da serra da Mantiqueira deste ano, o festival reuniu 72 estabelecimentos, em 29 municípios dos três estados. Para 2024,  Sabores da Montanha realizará sua segunda edição e um novo festival no Circuito das Águas dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!