VACINA E FLEXIBILIZAÇÃO

Prefeito de Ilhabela vai à Brasília cobrar mais vacinas contra covid-19

Em uma flexibilização, Colucci também anunciou que vai aumentar o horário de atendimento no arquipélago

Da redação
Publicado em 07/07/2021, às 15h39 - Atualizado às 15h56

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (com máscara verde), está em Brasília para conseguir mais vacinas para o arquipélago - Foto: Divulgação
Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (com máscara verde), está em Brasília para conseguir mais vacinas para o arquipélago - Foto: Divulgação

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, está em Brasília cobrando o envio de mais doses de vacinas contra covid-19 para o município.

Depois de se reunir com o senador paulista, Alexandre Luiz Giordano, hoje foi dia de mais reuniões na capital federal, desta vez tratando de temas da Saúde e do coronavírus.

Além do senador, estavam presentes o deputado federal Cezinha de Madureira, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o presidente da Câmara de São Paulo, Milton Leite, e o secretário de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/CNnoticiasultimahora4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Colucci entregou um ofício ao Ministério da Saúde direcionado ao ministro Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes pedindo apoio no envio de mais remessas de vacinas para a cidade.

“O município de Ilhabela possui 100% de suas Unidades de Saúde informatizadas com Prontuário Eletrônico do Paciente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS). Em nosso cadastro municipal temos 36.836 pessoas cadastrados, sendo 28.473 pessoas do público alvo vacinável de 18 anos para cima. O SIGSS possui instrumentos de filtragem por faixa etária e endereço, permitindo que a vacinação seja realizada mediante agendamento prévio nas Unidades de Saúde e não pelo atendimento de demanda espontânea, evitando aglomerações e a prática da ‘xepa’. Por isso, de acordo com o Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus do Governo de São Paulo, Ilhabela possui um déficit do recebimento de 5.175 doses, o que impossibilita o acompanhamento do cronograma proposto. Isto posto, solicitamos especial atenção do Ministério da Saúde a este pleito para que possamos receber as doses faltantes e imunizar nossa população”, cita no ofício o prefeito.

Flexibilização

Ao Jornal Tribuna do Povo de Ilhabela, o prefeito Toninho Colucci afirmou que vai aumentar o horário de funcionamento do comércio na cidade. Segundo o prefeito, a medida passará a valer já a partir do feriado desta sexta-feira (9), data em que é comemorado o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932.

Segundo Colucci, os números da pandemia em Ilhabela permitem essa flexibilização.

“A ideia é liberar os comerciantes a trabalharem até pelo menos a meia noite. Nossos indicadores são excelentes, reflexo do excelente trabalho que está sendo realizado pela equipe da Secretaria de Saúde desde janeiro”.

De acordo com o boletim hospitalar divulgado no final da tarde de ontem (6), Ilhabela não tem nenhum paciente com covid-19 internado na UTI e apenas 4 pacientes estão sendo atendidos no setor de “Enfermaria Covid”.

No início da tarde de hoje, o governo do estado de São Paulo anunciou que irá antecipar a vacinação contra a covid-19. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB), em uma coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes. O tucano também confirmou a informação de que haverá flexibilização dos horários do comércio até as 23h.

Doria informou que mais 4 milhões de doses extras foram adquiridas pelo governo do estado para vacinar ao menos com a primeira dose a população a partir dos 18 anos dentro do cronograma estipulado. O calendário da cidade prevê vacinação completa da população até o dia 15 de setembro.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!