7 de setembro

Impulsionada por Praia Grande e Guarujá, população da Baixada deve dobrar com 1,2 milhão de turistas no feriado

Entre as principais cidades da região, Praia Grande e Guarujá esperam o grosso dos visitantes; ocupação hoteleira na Baixada Santista se aproxima dos 80%

Redação
Publicado em 06/09/2023, às 11h16

FacebookTwitterWhatsApp
Praia do litoral de SP durante feriado em 2021 - Imagem: Estadão Conteúdo
Praia do litoral de SP durante feriado em 2021 - Imagem: Estadão Conteúdo

Se depender das projeções, as principais cidades do litoral paulista devem ter uma movimentação típica da alta temporada de verão em pleno inverno durante o feriadão de 7 de Setembro. De hoje (6) até domingo (10), mais de 1,2 milhão de visitantes são esperados em Praia Grande, Guarujá, Itanhaém, Bertioga e São Vicente, no litoral sul.

O grosso dos visitantes deve relaxar nas praias, hotéis e pousadas de Praia Grande e de Guarujá, onde são esperados até 450 mil e 400 mil  turistas, respectivamente. Outros 150 mil são aguardados em Itanhaém, o mesmo número é aguardado em São Vicente e 60 mil devem brotar em Bertioga. Os dados são das secretarias de turismo ou prefeituras das cidades. Procuradas, demais cidades da Baixada Santista não informaram as estimativas.

População vai mais que dobrar no feriadão

Confirmadas as projeções, a soma de turistas nas cinco cidades deve ser de 1,21 milhão, superando em mais de 100 mil a população fixa de 1,1 milhão de moradores. Em média, o conjunto das cinco cidades deve receber 104 turistas para cada 100 moradores.

Praia Grande, com população de 344 mil segundo os últimos dados do IBGE, deve receber 130 turistas para cada 100 moradores. Em Guarujá, com 311 mil residentes, a relação é quase a mesma, 128 turistas para cada 100 moradores. Em Itanhaém, com população fixa de 108 mil, serão 138 visitantes para cada 100  fixos.

As exceções são Bertioga com estimativa de 94 turistas para cada 100 de seus 64 mil moradores e São Vicente com 45 turistas para cada 100 de seus 334 mil moradores.

Praia de Pitangueiras, em Guarujá, durante feriadão ensolarado em 2011
Praia de Pitangueiras, em Guarujá, durante feriadão ensolarado em 2011

Ocupação de hospedagens chega a 90% 

A taxa de ocupação da rede hoteleira nas mesmas cidades também disparou. Em média, 76 de cada 100 habitações de veraneio da Baixada Santista já estão ocupadas, aponta uma pesquisa desta semana do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira). Em algumas cidades, informou a entidade, a taxa de ocupação chega a 90%.

Estrada lotada
Um milhão de veículos devem descer a serra rumo ao litoral paulista de hoje até domingo

As estimativas de movimentação nas estradas refletem a alta expectativa de visitantes. Mais de um milhão de veículos devem descer a serra nas principais vias que levam ao litoral, apontam previsões do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e das concessionárias. Entre as principais estradas, a maior movimentação deve se dar no Sistema Anchieta-Imigrantes, onde espera-se que até 400 mil veículos desçam a serra de hoje até domingo.

Sol deve aparecer na maior parte do feriadão

Meses sem um feriadão e expectativas de tempo bom durante a maior parte do período após semanas frias e chuvosas podem ter ajudado a impulsionar a movimentação. Para amanhã, a previsão do tempo é de sol entre muitas nuvens, com períodos nublados, mas sem chuva. De sexta a domingo, porém, o sol deve aparecer na maior parte do tempo e os termômetros devem oscilar entre 18 e 30 graus.

À espera de milhares de visitantes, parte das gestões municipais organizam operações de patrulhamento intensivo nas praias e agendas culturais especiais para além de eventuais desfiles cívicos de 7 de setembro.

Segurança e agenda cultural

A prefeitura de Praia Grande informou que todo o efetivo da guarda civil vai  atuar no patrulhamento preventivo e no ostensivo. Em Guarujá, disse a administração, equipes da guarda municipal vão reforçar o patrulhamento preventivo e a fiscalização nos acessos, orla das praias e pontos turísticos.

Bertioga programou a força-tarefa Lei e Ordem. A ação tem como objetivo assegurar o sossego, coibindo festas clandestinas e executando fiscalizações. São Vicente disse que as operações de patrulhamento serão as mesmas de sempre, com o CCO - Centro de Controle Operacional - em operação ininterrupta e seus 30 totens de vigilância ativados. Itanhaém não informou se haverá operações de patrulhamento no período.

Mais populosas, Praia Grande e Guarujá têm programações culturais mais robustas para o período. Fora os eventos privados, Praia Grande terá dois eventos culturais programados para o feriado de 7 de setembro - o espetáculo “Cartas de Leopoldina – A Mãe de Independência”, que tem início hoje, e o Praia Games 2023 com início amanhã.

Já Guarujá aposta nas atividades ao ar livre em suas belas paisagens. Estarão abertos para visitação o Mirante das Galhetas nas Astúrias, o Mirante da Campina no Morro do Maluf e o Píer Tony Vilela no Canto do Maluf. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!