Um homem aparentando certa idade foi flagrado levando plantas da frente de uma residência em Itanhaém, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (28). Uma moradora da cidade divulgou um vídeo nas redes sociais regionais na manhã de ontem (29) e as imagens divertiram parte dos internautas. Outra parte, porém, não achou graça, e se indignou.  

Nas imagens, gravadas aproximadamente às 14h, no bairro Santa Júlia, o idoso arranca calmamente uma série de plantas ornamentais da fachada de uma residência. O homem demonstra flexibilidade e técnica, arrancando a planta pela raiz com as próprias mãos, sem auxílio de ferramentas.

Em seguida, ele pega outro ramo de plantas que já havia arrancado, limpa um pouco a terra espalhada com os pés e, calmamente, coloca a planta dentro de seu carro e vai embora do lugar.

“Esse senhor não é brinquedo não”, comentou a internauta que divulgou o vídeo. Outra moradora se indignou, “velho safado. Poderia tirar o mato das calçadas”. Outros moradores, porém, fizeram troça da situação, “Vai ver é algum remédio para artrose”, brincou um internauta.      

A prática de pegar plantas em fachadas de casas e locais públicos em geral é relativamente difundida entre um pequeno grupo mais subversivo  de amantes de plantas.

Existem até comunidades nas redes sociais em que praticantes dividem suas experiências. Entretanto, segundo uma praticante, é consenso entre quem cultiva o hábito, de que se leve apenas uma muda da planta, e não a planta inteira, como fez o idoso.