VIGILÂNCIA DO ALTO

Drones estão "de olho" em casos de maus-tratos a animais em Itanhaém

Durante os voos dos drones é possível confirmar incidentes de agressão e capturar imagens que servem como evidências em processos judiciais

Redação
Publicado em 31/08/2023, às 08h53

FacebookTwitterWhatsApp
Objetivo da ação é garantir a punição correta e efetiva daqueles que praticam crueldades contra os animais - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
Objetivo da ação é garantir a punição correta e efetiva daqueles que praticam crueldades contra os animais - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

A investigação de denúncias de maus-tratos contra animais ganhou uma ajuda tecnológica em Itanhaém. A cidade do litoral sul de São Paulo vem utilizando drones para proporcionar maior agilidade às equipes de fiscalização, especialmente em locais de difícil acesso ou distantes.

A iniciativa é da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém, por meio do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Durante os voos, os drones ficam "de olho" para confirmar incidentes de agressão e, ao mesmo tempo, capturar imagens que servem como evidências em processos judiciais contra os agressores. A tecnologia ainda permite a identificação mais rápida dos procedimentos necessários para o resgate dos animais afetados.

A prefeitura lembra que as denúncias são fundamentais na luta contra maus-tratos e abandono de animais. Para tanto, disponibiliza um portal de denúncias em seu site oficial, que pode ser utilizado anonimamente. O objetivo é garantir a punição correta e efetiva daqueles que praticam crueldades contra os animais.

Ao acessar o portal, o usuário será solicitado a criar um cadastro, selecionar o incidente e descrever a situação com detalhes. Ao final do processo, o cidadão receberá um código de identificação para acompanhar o progresso das operações por meio da opção “Visualizar Denúncias Anteriores”.

Ainda de acordo com a prefeitura de Itanhaém, a ação reforça a importância do engajamento da comunidade na proteção dos animais e no combate aos maus-tratos. Ela também frisa que denunciar é um ato fundamental para assegurar um ambiente seguro e respeitoso para os companheiros de quatro patas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!