CLIMA E TEMPESTADE

Vídeo: fenômeno raro no litoral gera espetáculo no céu de Itanhaém

Conhecida entre os meteorologistas como ‘nuvem prateleira’, o evento pode gerar ventania e até um tornado

Thiago Reis Dantas
Publicado em 03/02/2023, às 11h10 - Atualizado às 17h05

FacebookTwitterWhatsApp
Nuvem gigante pode provocar ventania forte com risco de tornado NUVEM PRATELEIRA Orla de Itanhaém com nuvens enormes - Nicolas Schukkel
Nuvem gigante pode provocar ventania forte com risco de tornado NUVEM PRATELEIRA Orla de Itanhaém com nuvens enormes - Nicolas Schukkel

Uma formação de tempestade raríssima para nossa região foi flagrada na praia do Satélite em Itanhaém e viralizou nas redes sociais.

O fenômeno foi gravado pelo fotógrafo Nicolas Schukkel que mora próximo do local. A shelf cloud, mais conhecida no Brasil como ‘nuvem prateleira’, proporcionou um lindo espetáculo visual à beira-mar. Entretanto, apesar da beleza, o fenômeno pode ser perigoso.
Segundo o consultor em Climatologia, Astronomia e Geologia da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, a shelf cloud aparece com mais frequência na região sul do Brasil. “ Ela (nuvem) representa perigo, sim, por causa da questão dos ventos, ventania forte!, disse o climatologista.

O que é uma nuvem prateleira? 

“O fenômeno ocorre quando uma camada de ar quente sobe muito rápido e fica por cima de outra com ar mais frio e esse contraste forma essa nuvem relativamente plana, formando várias camadas parecendo uma prateleira”, explicou  Bonafim.
O evento acontece também por causa de áreas de instabilidade que estão no litoral paulista. “Esse pacote de instabilidade pode gerar granizo, chuva forte, raio, vento e até tornado, este último raro na nossa região com a shelf cloud”.

Espetáculo em imagens

Apesar do perigo, a beleza visual chamou a atenção do fotógrafo Nicolas Schukkel que está na profissão há muitos anos. “Como desde pequeno sou fã de tempestades e fenômenos da natureza, não perdi tempo e peguei meu drone para registrar. Claro, antes me certifiquei de ficar em um local seguro e também que a tempestade não danificaria meu equipamento”.
Schukkel ficou impressionado com as imagens obtidas e a postagem no Instagram gerou grande repercussão. “Nessas dimensões, foi a primeira vez que registrei. Esse é o meu segundo vídeo com o maior número de visualizações, mas é o primeiro em número de curtidas”
O perfil @nickschukkel possui diversas imagens de fenômenos naturais, vale a pena conferir.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!