CHUVAS NO LITORAL

Chuva intensa e maré alta provocam caos em Mongaguá, no litoral sul de SP

Defesa Civil do município informou que, em 24 horas, já choveu 240mm na cidade; alta do rio Mongaguá fez colapsar sistema de drenagem

Esther Zancan
Publicado em 06/03/2024, às 14h15 - Atualizado às 15h02

FacebookTwitterWhatsApp
Ruas de Mongaguá cobertas pelas enchentes, na noite de terça (5) e na manhã desta quarta-feira (6) - Reprodução/Praia Grande e Região e Mongaguá Litoral no Instagram
Ruas de Mongaguá cobertas pelas enchentes, na noite de terça (5) e na manhã desta quarta-feira (6) - Reprodução/Praia Grande e Região e Mongaguá Litoral no Instagram

Mongaguá, no litoral sul de São Paulo, foi a cidade mais atingida pelas fortes chuvas da noite de terça-feira (5), devido à chegada de uma frente fria. A Defesa Civil do município informou que, em 24 horas, já choveu 240mm na cidade. Tanta água assim provocou um verdadeiro caos. De acordo com a prefeitura, a precipitação intensa, juntamente com a alta da maré, que causou ondas de 3 metros, causou diversos pontos de alagamentos, principalmente, nos bairros Vila Nova, Vila São Paulo, Centro e Pedreira. A alta assustadora do rio Mongaguá também fez colapsar o sistema de drenagem do centro da cidade. As áreas próximas aos rios foram as mais afetadas.

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a situação de Mongaguá durante o temporal. Neste vídeo, captado pelo perfil Mongaguá Notícias e divulgado por Praia Grande e Região, é possível ter uma ideia da altura que as águas alcançaram no centro da cidade. Veja:

Uma forte enxurrada causou estragos também no Jardim Alice, na divisa com Praia Grande, na região próxima ao morro da Cialta. A Defesa Civil continua monitorando a cidade e ficou em alerta total até às 4h da manhã. Ainda de acordo com a prefeitura, equipes de Serviços Externos já estão nas ruas de Mongaguá, minimizando os impactos.

A Defesa Civil de Mongaguá informou que, no momento, existem cerca de 15 chamados de remoção em domicílio. Em caso de necessidade, os desabrigados podem contar com o abrigo temporário, que foi aberto em parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social, no Ginásio de Esportes Arturzão (rua Caraguatatuba, 487 - Balneário Agenor de Campos).

A prefeitura alerta ainda que o telefone 192 do Samu (Serviço Móvel de Urgência) está com problemas devido às chuvas. A população que precisar deve ligar para os números 3421 4399 e 3422 2030. Já para quem quer ajudar as famílias afetadas pelas chuvas na cidade, as doações de calçados, roupas infantis, roupas íntimas novas e roupas masculinas podem ser entregues ao lado do Conselho Tutelar, na rua Porto Alegre, 81 - Centro, das 8h às 16h30. 

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!