AQUECENDO

Natal e Ano Novo devem lotar hotéis e gerar milhares de empregos no litoral de SP

Ocupação de hospedagens se aproxima dos 60% e deve superar os 88% nas principais cidades; expectativa é de até 4 mil contratações temporárias

Redação
Publicado em 12/12/2023, às 10h53

FacebookTwitterWhatsApp
Banhistas em Praia Grande. Celebrações de fim de ano devem atrair milhares de visitantes e impulsionar economia da região - Fred Casagrande | Prefeitura de Praia Grande
Banhistas em Praia Grande. Celebrações de fim de ano devem atrair milhares de visitantes e impulsionar economia da região - Fred Casagrande | Prefeitura de Praia Grande

As celebrações de fim de ano devem ser movimentadas nas principais cidades entre a faixa sul e central do litoral paulista. De cada 100 vagas em hospedagens da região, 88 devem estar ocupados durante o Natal e 94 durante o Réveillon, aponta uma pesquisa divulgada na segunda-feira (11) pelo Sinhores, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

O levantamento foi realizado em Santos, Guarujá, Praia Grande, Bertioga e São Vicente. A  duas semanas do Natal e três do Réveillon, as reservas já ultrapassam 56% nos dois períodos.

Heitor Gonzalez, presidente do Sinhores, afirma que as expectativas para o fim do ano sempre são as melhores, com alto movimento em toda a região, principalmente por tratar-se de dois feriados prolongados e da temporada de verão. “A previsão é resultado de uma recuperação econômica em 2023, e espera-se que essa tendência continue nesta temporada de verão", avalia.

A alta movimentação também deve impulsionar o mercado de trabalho das cidades. Segundo a entidade, os setores de serviços começam a se preparar para o aumento do potencial de compra da população com a chegada massiva de turistas. O órgão projeta um volume entre 3 e 4 mil contratações temporárias até o fim do ano.

“Estamos otimistas e isso se reflete em toda a cadeia do setor, incluindo aqui na Baixada Santista. Vamos acelerar os nossos cursos para que possamos formar mais profissionais qualificados até o final do ano. Preparamos diversos cursos gratuitos para treinar essas pessoas, a fim de que elas fiquem aptas às vagas que irão surgir”, conclui o presidente do sindicato.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!