ABANDONO

Peruíbe inova e lança “filial da Cracolândia”, ironizam moradores

Academia ao ar livre de promoção da saúde foi vandalizada e virou ponto de uso de drogas, denunciaram, com ironia, moradores; prefeitura promete providências para recuperação do local em breve

Da redação
Publicado em 08/07/2021, às 09h43 - Atualizado às 11h03

FacebookTwitterWhatsApp
CAPA - Peruíbe inova e lança  “filial da cracolândia”, criticam moradores - Imagem: Reprodução / Redes Sociais / Peruíbe SP
CAPA - Peruíbe inova e lança “filial da cracolândia”, criticam moradores - Imagem: Reprodução / Redes Sociais / Peruíbe SP

Quando o Espaço Multiuso da Vila Romar, em Peruíbe, foi inaugurado, os moradores do bairro não esperavam que o equipamento público se tornaria um “Espaço Multiuso de drogas”, mas, segundo denúncias de moradores, desta quarta-feira (7), foi isso que ocorreu. Na mesma data, a gestão municipal de Peruíbe lamentou a degradação do equipamento público e afirmou que está tomando providências.  

As condições do Espaço Multiuso – Academia de Saúde, na rua Monteiro Lobato, afirmam moradores, é de abandono, com portas arrombadas, sem manutenção e uso de drogas. “Minha casa é em frente, e uma das mais frequentes presenças neste local, são dos "noias", não serve para nada”, reclamou, nas redes sociais, uma moradora da cidade do litoral de SP.

Moradores se indignaram com condições do equipamento público no grupo regional Peruíbe SP, nas redes sociais Comentário I - Peruíbe inova e lança “filial da cracolândia”, criticam moradores (Imagem: Reprodução / Facebook / Peruíbe SP)

O espaço foi concebido como uma academia ao ar livre, como parte Programa Academia da Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS), lançado em 2011. Como em outros programas do tipo, o SUS constrói o espaço e repassa verbas à gestão municipal, que cuida do espaço.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/CNnoticiasultimahora3& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Todavia, o espaço de promoção da saúde dos moradores  do entorno, tornou-se uma pequena filial da cracolândia.  Moradores afirmam que o local degringolou de vez há cerca de uma ano e meio, após a pandemia, quando deixou de ser frequentado em decorrência das restrições.

“Foi feito muito bom uso [do espaço] com aulas de fisioterapia e ginástica pela população desse bairro e outros arredores. Lembro bem que todos os dias pela manhã enchia de senhoras e crianças fazendo atividade" afirmou uma moradora, que completou, saudosa.

"Tinha elásticos, bambolê, pezinho de mão, tudo colorido. Dava gosto de ver. Infelizmente, parou porque veio a pandemia. Agora [está] depredado, o prédio, por noias e ladrões que arrombaram e levaram tudo”, lamentou. 

Saudosa, moradora relembrou época em que equipamento público funcionava bem Comentário - Peruíbe inova e lança “filial da cracolândia”, criticam moradores (Imagem: Reprodução / Redes Sociais / Peruíbe SP)

Na tarde desta quarta-feira, por meio de nota, a gestão municipal de Peruíbe lamentou o estado do equipamento público e afirmou que tem providências no horizonte. “A prefeitura está ciente e lamenta o ato de vandalismo”, disse o órgão. "Já estamos fazendo orçamento para reativar o local o quanto antes", prometeu a secretária municipal de Saúde, Mariana Trazzi.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!