TRISTEZA AMBIENTAL

Vídeo mostra filhote de baleia boiando morto no alto-mar de Peruíbe: “Que dó”, diz guia turístico

Guia de ecoturismo marítimo flagrou filhote de baleia jubarte sem vida, ao navegar, e lamentou; Instituto Biopesca investiga morte do animal; suspeita é que filhote tenha se desgarrado da mãe

Da redação
Publicado em 07/07/2021, às 11h15 - Atualizado às 12h05

FacebookTwitterWhatsApp
Instituto Biopesca investiga a morte do animal; principal hipótese é que filhote tenha morrido após se desgarrar da mãe Vídeo mostra filhote de baleia morto boiando no alto mar de Peruíbe: “Que dó”, diz guia turístico que flagrou - Imagem: Gevanildo "Dido" Lima
Instituto Biopesca investiga a morte do animal; principal hipótese é que filhote tenha morrido após se desgarrar da mãe Vídeo mostra filhote de baleia morto boiando no alto mar de Peruíbe: “Que dó”, diz guia turístico que flagrou - Imagem: Gevanildo "Dido" Lima

Um filhote morto de baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi flagrado em alto-mar por um guia de ecoturismo marítimo, em Peruíbe, no litoral de SP, na manhã desta terça-feira (6).

"Era um filhotão. Gravei por volta de 10h da manhã, a cerca de 10 metros por fora de Peruíbe”, afirma o guia turístico Gevanildo de Lima, de 44 anos. O Instituto Biopesca, que monitora os mares entre Peruíbe e Praia Grande, investiga a morte do animal.

Gevanildo gravou um vídeo do animal morto, boiando no mar. “Na hora em que eu gravei o vídeo, ela estava próxima a praia das Ruínas. Que dó”, afirma, emocionado, o guia ecoturístico.

Trabalhando há anos no mar, Gevanildo afirma que o evento é incomum. “Nessas condições, só filmei uma baleia em 2014. Mas ela estava mais em alto-mar”, afirma.

https://www.youtube.com/watch?v=1xocdXoKy80

Segundo o Instituto Biopesca, na manhã desta quarta-feira (7) a baleia foi parar nas areias da praia do Guaraú, a cerca de 15 km do local onde foi gravada ontem por Gevanildo. Até às 10h desta quarta, a necropsia estava sendo feita em campo pela equipe técnica do instituto que monitora os mares de Peruíbe a Praia Grande.

Avistado ontem em alto mar, animal apareceu hoje a cerca de 15 km de distância, na praia do Guaraú Vídeo mostra filhote de baleia morto boiando no alto mar de Peruíbe: “Que dó”, diz guia turístico que flagrou (Imagem: Instituto Biopesca)

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/CNnoticiasultimahora4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O animal, de acordo com o Biopesca, era um macho já sem vida em avançado estado de decomposição. “Embora ainda não tenha sido possível identificar a causa da morte”, declarou, por meio de nota, o instituto, “os motivos para encalhes de filhotes de baleias já são conhecidos, a exemplo da separação precoce da mãe em decorrência de diferentes fatores, como ele ter se perdido. Nesta época do ano, as baleias jubartes migram das águas mais frias de seus locais de origem para as águas mais quentes do Norte do Brasil para se reproduzir ou dar à luz”.

Segundo o Biopesca, esta é a quarta ocorrência de encalhe de baleias registrada neste ano.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!