Uma idosa foi enganada ao receber falsa aplicação de vacina contra covid-19, em Praia Grande (SP). O caso ocorreu durante a campanha de vacinação para pessoas acima de 85 anos. A idosa, chamada Teresa, foi levada pela filha, que decidiu gravar o momento da aplicação da vacina.

Quando o enfermeiro colocou a agulha no braço da senhora, não apertou a seringa para a aplicação. A filha, indignada, imediatamente reclamou seus direitos e o de sua mãe.

Veja o vídeo:

https://youtu.be/-IZOofi1b2Y

O caso ocorreu na última sexta-feira (12), no Espaço Conviver do bairro Caiçara. Rosana, filha de Teresa, conta que na hora do nervoso, bateu a mão e desligou a câmera do aparelho celular. Segundo Rosana, o responsável geral chegou e mandou aplicar outra vacina na hora. Eles alegaram que a seringa entupiu, por isso não saiu o líquido.

Esclarecimento

Em resposta, a prefeitura de Praia Grande afirmou que o ocorrido tratou-se de um acontecimento não raro na aplicação de substâncias injetáveis. "O aluno em questão (a cidade conta com o apoio das escolas de enfermagem do município para a vacinação contra a covid-19),na hora de introduzir a vacina, percebeu que a agulha estava entupida, o que pode acontecer em qualquer procedimento injetável. De imediato, comunicou ao seu professor e profissional responsável, e trocou o material por uma nova seringa e realizou a aplicação em outro local, uma vez que o primeiro braço já havia recebido uma picada".

Segundo o Executivo, a Secretaria de Saúde Pública informou que vai investigar o caso e que esse tipo de intercorrência pode acontecer quando se trata de medicamentos injetáveis.