Pais e responsáveis que ainda não se sentem seguros em levar as crianças, podem optar por permanecer com as atividades remotas
A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande deu início, na última segunda-feira (4), à 3ª fase do Plano de Retomada das Aulas Presenciais. Foi o primeiro dia com 100% da capacidade de alunos nas 77 escolas da rede municipal.
Apesar da nova fase, o retorno não é obrigatório. Os pais e responsáveis que ainda não se sentem seguros em levar as crianças, podem optar por permanecer com as atividades remotas. Desta forma, as aulas presenciais acontecem quatro vezes na semana. No quinto dia, os professores atendem os alunos que continuam a acompanhar as atividades de forma remota.
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Com o avanço para nova etapa, a Secretaria de Educação retornou com o período de quatro horas aula para turmas de infantil I e II, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA). As creches funcionam no período parcial de cinco horas e também quatro dias, para garantir a higienização.
O retorno das atividades de Complementação Educacional também é um dos destaques nessa fase do plano de retomada. O uso das quadras esportivas será permitido para a realização das aulas de educação física, com todos os cuidados tomados pelos professores durante as atividades. Eventos escolares que promovem aglomeração ainda continuam suspensos.
A retomada das aulas presenciais se faz necessária por diversos motivos. “Entendemos que os pais pediram essa retomada, mesmo sendo quatro dias na semana e um dia remoto. A volta dessa rotina é importante porque o aluno tem a necessidade de estar dentro da sala, de interagir com os colegas e professores; isso é primordial para o psicológico tanto dos alunos como dos professores”, afirmou a subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira.
Com o retorno da capacidade total de alunos, os cuidados com os protocolos de biossegurança redobraram, a fim de proporcionar um ambiente mais seguro para crianças e docentes. “Com essa retomada, redobramos os cuidados com os protocolos de segurança que começam desde a entrada da escola, dentro das salas de aula e nos corredores, com a disponibilização de álcool em gel; procuramos também manter o distanciamento entre os alunos nas salas e na hora da alimentação, e reforçar o uso de máscara da forma adequada”, explicou Marilena.
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