BALNEABILIDADE

Com previsão de 38 graus, Praia Grande está com 10 praias impróprias

O calor deve ser digno de verão na cidade nesta semana, mas se a ideia é se refrescar no mar, apenas duas praias estão com bandeira verde

Esther Zancan
Publicado em 22/08/2023, às 09h36

FacebookTwitterWhatsApp
Apenas as praias do Canto do Forte e Cidade Ocian estão próprias para banho - Esther Zancan
Apenas as praias do Canto do Forte e Cidade Ocian estão próprias para banho - Esther Zancan

Estamos em pleno agosto, faltando ainda um mês para terminar o inverno. Mas a previsão do Instituto Climatempo para esta semana no litoral de São Paulo é digna de alto verão. Em Praia Grande, por exemplo, os termômetros devem bater na casa dos 38 graus na quarta-feira (23). E, mesmo sendo meio de semana, a primeira ideia que passa pela cabeça é tentar uma brecha na agenda e se refrescar com um bom banho de mar. Mas será que a balneabilidade está favorável?

Bem, a resposta no caso de Praia Grande é: não muito. Segundo o mais recente boletim sobre a balneabilidade nas praias do litoral paulista, divulgado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no dia 17 de agosto, a cidade da Baixada Santista tem apenas duas praias próprias para banho. As outras dez que passam por análise da Cetesb estão com bandeira vermelha (impróprias para banho).

Apenas as praias do Canto do Forte e da Cidade Ocian estão com bandeira verde. Com bandeira vermelha estão as seguintes praias: Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupi, Mirim, Maracanã, Vila Caiçara, Jardim Real, Balneário Flórida e Solemar.

A Cetesb recomenda evitar banhar-se em água do mar classificada como imprópria. Também não é recomendável tomar banho de mar após chuvas muito intensas e em rios, córregos ou canais que deságuam no mar. Evite ainda a ingestão de água do mar. 

Segundo a Cetesb, crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são as mais propensas a desenvolver doenças ou infecções após nadar em águas contaminadas. A doença mais comum associada à água poluída é a gastroenterite. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta. 

Alguns fatores que influem na balneabildade são as condições da maré, a ocorrência de chuvas, afluência de turistas em períodos de alta temporada, existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos gerados nas proximidades e existência de córregos afluindo para o mar. 

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!