DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Em Praia Grande, água da chuva é usada para a limpeza urbana

Água recolhida é utilizada para limpeza de locais públicos como ruas, áreas de feiras livres, feiras de artesanato, viadutos e manutenções na rede de drenagem da cidade

Da redação
Publicado em 22/03/2023, às 14h03 - Atualizado às 15h04

FacebookTwitterWhatsApp
Objetivo é que a capacidade do sistema seja ampliada Em Praia Grande água da chuva é usada para a limpeza urbana Trabalhador da limpeza urbana de Praia Grande utilizando água de chuva para a limpeza de espaço público - Eduardo Trudes de Souza/Prefeitura de Praia Grande
Objetivo é que a capacidade do sistema seja ampliada Em Praia Grande água da chuva é usada para a limpeza urbana Trabalhador da limpeza urbana de Praia Grande utilizando água de chuva para a limpeza de espaço público - Eduardo Trudes de Souza/Prefeitura de Praia Grande

Você sabia que há mais de 10 anos Praia Grande utiliza água da chuva nos serviços de limpeza e manutenção urbana? Tudo é captado pelo sistema de cisternas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb) instaladas na cidade desde 2009. No total, são cerca de 600 m² de estrutura para captação da chuva por meio de calhas. A ação vai ao encontro do Dia Mundial da Água, celebrado neste dia 22 de março, que entre outras ações visa incentivar atividades de uso sustentável deste recurso natural.

De acordo com a administração municipal, somando todos os equipamentos existentes, a capacidade total é de aproximadamente 300 mil litros (equivalente a 25 caminhões-pipas) e a previsão é que a Sesurb amplie o sistema com a instalação de novas caixas d’água, acrescentando ao sistema de captação mais 240 mil litros.

As cisternas de Praia Grande ficam na sede da Regional de Trabalho da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) no bairro Antártica, no Viveiro Municipal no bairro Tupi e no Orquidário Municipal no bairro Sítio do Campo.

Durante a captação, a água da chuva é encaminhada para um sistema subterrâneo e para caixas d’água de polietileno através de sistema de tubagem bypass. O líquido é passado por dois tipos de filtro que descartam materiais que podem ter sido carregados para o sistema, como folhas e terra, aliviando o trabalho das bombas e garantindo mais qualidade da água coletada.

A água recolhida é utilizada para limpeza de locais públicos como ruas, áreas de feiras livres, feiras de artesanato, viadutos, manutenções na rede de drenagem da cidade e na limpeza de ferramentas e equipamentos de trabalho.

De acordo com a secretária de Serviços Urbanos, Soraia Milan, a iniciativa atende aos propósitos das campanhas de uso racional da água. “Sustentabilidade é a palavra-chave do projeto. Cada um precisa fazer sua parte. A mudança de hábito neste momento funciona como fator fundamental para preservação dos recursos hídricos do planeta. Todos temos que nos conscientizar sobre a necessidade de economizar este bem natural”, finalizou.

Dia da Água

Diante da importância da água para a existência de todos os seres vivos e da necessidade urgente de manter este recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre o tema. Na sua criação, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Leia também: ONG “Amigos da Água” alerta sobre cuidados com a água que consumimos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!