VOLTA AS AULAS

Escolas municipais de Praia Grande retornam aulas presencias a partir de 2 de agosto

Neste primeiro momento, a capacidade será de até 35% por turma

Da redação
Publicado em 26/07/2021, às 15h13 - Atualizado às 15h48

FacebookTwitterWhatsApp
Volta as aulas presenciais em Praia Grande Escolas municipais de Praia Grande retornam aulas presencias a partir de 2 de agosto - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Volta as aulas presenciais em Praia Grande Escolas municipais de Praia Grande retornam aulas presencias a partir de 2 de agosto - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Com avanço da vacinação para profissionais da educação, a Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande prepara para colocar em prática o Plano de Retomada das Aulas Presencias na Rede Municipal de Ensino.

Seguindo o Plano SP, do governo do estado, e com apoio do Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19, da Secretaria de Saúde (Sesap), a Seduc definiu o retorno a partir de 2 de agosto. Neste primeiro momento, a capacidade será de até 35% por turma.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/costanorteinfolitoral4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Retornam para a rotina escolar os alunos de todos os segmentos de ensino. As crianças matriculadas em turmas de creche, educação infantil, ensino fundamental, complementação educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltam com capacidade de 35% dos alunos por turma.

A exceção fica para os estudantes das EMs Anahy Navarro Trovão e Sérgio Vieira de Mello, que terão esse número reduzido para 25%. Essa formatação terá prazo de 15 dias.

Para dar continuidade ao aprendizado dos alunos, com a retomada das atividades dentro das escolas, a Secretaria de Educação passa a adotar o sistema híbrido de ensino.

Nesta fase, os estudantes assistem às aulas presenciais uma vez por semana e nos demais dias continuam a acompanhar os exercícios propostos pelos professores de forma remota como já ocorre atualmente. Pais e responsáveis que ainda não se sentirem seguros podem optar para manter os alunos acompanhando às atividades remotas.

Além da quantidade de alunos por turmas, a Seduc promove também adaptações nos horários de atendimento. Para dar um intervalo entre um período e outro, para que as salas possam ser higienizadas, as aulas passam de 4 para 3 horas por dia. Também pela necessidade de limpeza e organização, as creches atenderão apenas em período semi-integral, com carga reduzida para 5 horas diárias, ficando suspenso o integral.

Com o objetivo de garantir a integridade de alunos, professores e funcionários das escolas municipais, a secretaria adota mais um cuidado. Neste primeiro momento, retornam às atividades docentes e servidores vacinados com as duas doses e que tenham completado o ciclo de imunização, ou seja, 14 dias após a aplicação da segunda dose. Quem não encerrou esse processo só retorna apenas quando o mesmo estiver finalizado.

Os professores que não retornarem às aulas presenciais nas escolas continuam o atendimento dos alunos ainda de forma remota. Sendo assim, os estudantes também continuam a acompanhar as atividades de casa, como ocorre atualmente. Uma vez que os docentes receberem a segunda dose e cumprirem o prazo de 14 dias desta data para fechar o ciclo de imunização voltam à rotina escolar como os demais.

Os recreios não terão mais o sistema self-service, os alimentos serão colocados diretamente nos pratos e servidos aos alunos.

A partir do dia 16 de agosto, a pasta municipal dará início à segunda fase do plano ampliando a quantidade de alunos por turmas nas atividades presenciais. As salas com 35% passam a contar com 50% do total de crianças. O sistema de ensino híbrido ainda continua a ser adotado nesta etapa. Isso porque, os alunos assistirão às aulas de forma presencial duas vezes na semana.

Nos demais dias continuam a acompanhar as atividades remotamente. Já as duas unidades da Educação Especial, o crescimento será de 25% para 35% no número de estudantes, que continuam a irem uma vez por semana à escola.

Assim como na fase anterior, os horários continuam reduzidos pela necessidade de que as salas sejam higienizadas entre um período e outro. Sala de aula fica 3 horas por dia e as creches atendem apenas em período semi-integral com 5 horas diárias.

Nesta fase, a presença do aluno dentro da escola ainda continua facultativa, pais e responsáveis podem manter em optar para os filhos acompanharem integralmente de casa.

No dia 30 de agosto, a Secretaria de Educação avança para a terceira etapa do Plano de Retomada das aulas presencias na rede municipal de ensino. Nesta fase, a pasta municipal prevê o retorno das turmas com 100% da capacidade. Para isso, a Seduc levará em consideração a situação epidemiológica da doença para que assim possa definir ou não a obrigatória da presença dos alunos em sala.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!