SAÚDE

Praia Grande disponibiliza vacina bivalente e contra a gripe para os trabalhadores da saúde

Além dos trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas e imunossuprimidos maiores de 12 anos também podem se dirigir até o Cemas no fim de semana

Da redação
Publicado em 15/04/2023, às 12h03 - Atualizado às 12h05

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem Praia Grande disponibiliza vacina bivalente e contra a gripe para os trabalhadores da saúde

A partir deste sábado (15), Praia Grande amplia a oferta da vacina bivalente contra a covid-19 e o imunizante contra a gripe para todos os trabalhadores da saúde do Município. As vacinas estarão disponíveis para esta população e os demais públicos já liberados durante o fim de semana, das 9 às 15 horas, no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação). A partir de segunda-feira (17), os profissionais da saúde poderão tomar ambas as vacinas nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade, das 9 às 16 horas.

Além dos trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas e imunossuprimidos maiores de 12 anos também podem se dirigir até o Cemas no fim de semana para tomar a vacina bivalente. Para ter acesso ao imunizante é preciso ter concluído pelo menos o esquema primário composto por duas doses, conforme orientações do Ministério da Saúde. Além disso, a última dose da vacina monovalente 
(da primeira distribuição) contra a covid-19 deverá ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses, independentemente de ser esquema primário ou reforço.

As vacinas bivalentes contemplam mais de uma cepa do vírus. Desta forma, o imunizante oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e também contra as cepas que surgiram posteriormente, como a Ômicron.

Documentação – Para tomar a vacina, é necessário levar comprovante de vacinação das doses anteriores, documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. As gestantes deverão apresentar a carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as puérperas precisarão mostrar a declaração do nascimento da criança ou documento do hospital onde ocorreu o parto. Imunossuprimidos deverão apresentar laudo ou receitas que comprovem a condição de saúde.

Trabalhadores da saúde – Conforme determinação do Governo do Estado para fins de vacinação, são considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam profissionais ou equipe de apoio. São considerados os seguintes estabelecimentos: hospitais, consultórios médicos, 
laboratórios de análises clínicas, farmácias, consultórios odontológicos, centros médicos, centros de diagnósticos terapêuticos e estudantes da área da saúde em estágio.

Para ter acesso ao imunizante, os profissionais de saúde deverão mostrar também o documento do conselho de classe (se houver) ou comprovante que vincula o trabalhador com a instituição de saúde (declaração do empregador, carteira de trabalho ou holerite, por exemplo). Estudantes da área da saúde em estágio deverão apresentar declaração da instituição ou do campo de estágio.

A vacinação dos demais públicos continua disponível normalmente na Cidade. Confira abaixo as doses indicadas para as diversas faixas etárias:

- 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos;


- 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos;


- 1º reforço para pessoas acima de 5 anos;


- 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre 
12 e 17 anos;


- 3º reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos;


- Vacina bivalente: trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, 
idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos acima de 12 anos.

Gripe – No caso da vacina da gripe, além dos profissionais de saúde, este imunizante está disponível em Praia Grande para os idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas e crianças de seis meses a menores de seis anos.

A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin. Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, não há necessidade de intervalo entre as vacinas, pode-se tomar o imunizante contra a influenza junto com o que combate a covid-19.

Outras vacinas – O Cemas também estará disponibilizando durante o fim de semana imunizantes das campanhas contra a meningite e HPV, além das demais vacinas de rotina do calendário anual de vacinação (como poliomielite, sarampo, hepatite) e que são fundamentais para o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano, que pode causar câncer) é destinada atualmente para quem tem de 9 a 14 anos.

No caso da meningite, a vacinação segue destinada ao público de crianças menores de 5 anos. Já a vacina meningocócica ACWY continua sendo ofertada para quem tem 11 e 12 anos e, até junho de 2023, também para adolescentes de 13 e 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!