RÉVEILLON

Queima de Fogos em Praia Grande terá duração maior que a de Copacabana

Queima de fogos terá duração de 15 minutos, contra 12 de Copacabana; novidade desse ano é que a queima vai acontecer em balsas no mar

Redação
Publicado em 28/12/2023, às 15h47 - Atualizado às 15h54

FacebookTwitterWhatsApp
Posição das cinco balsas foi definida pela Capitania dos Portos - Prefeitura de Praia Grande
Posição das cinco balsas foi definida pela Capitania dos Portos - Prefeitura de Praia Grande

Sim, Praia Grande terá queima de fogos para comemorar a chegada de 2024! E o show pirotécnico promete ter 15 minutos de duração, maior que o do Revéillon mais famoso do Brasil, o da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com previsão de 12 minutos. E a novidade é que, este ano, a queima de fogos será feita a partir de balsas no mar.

Moradores e turistas poderão acompanhar a queima de fogos na faixa de areia da praia. Segundo a prefeitura, a posição das cinco balsas foi definida pela Capitania dos Portos, que verifica a tábua das marés, cabeamentos submersos e emissários submarinos para tal definição. A estrutura contará com rebocadores para garantir a segurança das embarcações.

"A orla de Praia Grande tem 22 quilômetros de mar aberto e a maré influencia na localização das balsas. Nos reunimos com representantes da Capitania dos Portos, para que tudo fosse preparado com segurança, de forma que os fogos sejam vistos por toda a extensão da orla", afirmou o secretário de Cultura e Turismo Mauricio Petiz.

O show pirotécnico será sem estampido. "Vamos proporcionar uma linda festa de Réveillon, com o show pirotécnico realizado em balsas, o que amplia a visibilidade dos fogos. Também tivemos o cuidado de planejar os fogos sem estampido (baixo ruído). Tenho certeza de que moradores e turistas ficarão encantados, celebrando a chegada de 2024 com muita alegria", afirmou o secretário.

Arenas

As 10 arenas do Estação Verão Praia  funcionarão durante a virada do ano, com shows musicais gratuitos. As apresentações têm início às 21 horas, até a 1 da manhã, com pausa para a contagem regressiva para a queima de fogos e a chegada do ano novo. As arenas estão localizadas nas praias do Forte (Arena Melhor Idade); Boqueirão (Multiuso); Guilhermina (Esportiva); Aviação (Radical); Ocian (Juventude); Mirim (Kids); Caiçara (localizada na praça Nossa Senhora de Fátima); Real (Multiuso) e Solemar (multiuso).

Segurança

Praia Grande conta ainda com um reforço de mais de 530 policiais militares, que atuarão até o Carnaval, na cidade, pela Operação Verão. Além dos policiais, o município possui o apoio de 50 guarda-vidas temporários contratados pela prefeitura e pelo governo do estado, para auxiliar na segurança das praias.

Por parte da Guarda Civil Municipal, o apoio é de um efetivo de 513 integrantes, atuando em escalas extras, juntamente com grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas Ostensivas com Motos) e Grupamento de Trânsito (Gtran), além de equipes em carros elétricos, que percorrem o calçadão em auxílo às equipes de patrulhamento, motos e bicicletas.

Outro importante recurso à disposição das forças de segurança, durante a Operação Verão, são as câmeras de monitoramento da cidade. Atualmente, mais de 3.300 equipamentos compõem o parque tecnológico, com modernos softwares de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!