ESTELIONATO NO LITORAL

Temendo perder pensão e aposentadoria idosa cai em golpe da prova de vida; saiba como evitar

Caso de estelionato aconteceu em Praia Grande, litoral de São Paulo; o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não faz contato por telefone, SMS nem aplicativos de mensagem para solicitar a prova de vida

Da redação
Publicado em 28/06/2021, às 16h08 - Atualizado às 16h47

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Temendo perder pensão e aposentadoria idosa cai em golpe da prova de vida; saiba como evitar - Foto: reprodução internet - imagem meramente ilustrativa
Temendo perder pensão e aposentadoria idosa cai em golpe da prova de vida; saiba como evitar - Foto: reprodução internet - imagem meramente ilustrativa

Um novo golpe vem tirando a paz de aposentados e pensionistas, por meio do WhatsApp. As pessoas estão recebendo a ligação para fazer a prova de vida on-line por causa da pandemia. Uma pessoa liga e fala todos os dados pessoais por ligação e depois encaminha uma mensagem por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo.

Foi o que aconteceu com Maria*, uma idosa de 68 anos, moradora da Praia Grande, litoral de São Paulo, na ultima sexta-feira (25), a vítima recebeu uma ligação de uma mulher que se identificou como funcionária de uma instituição financeira, informando que o motivo do contato seria efetuar uma prova de vida a fim de não cancelar os benefícios recebido por ela (pensão e aposentadoria).

De acordo com informações da Polícia Civil, a estelionatária detinha todos os dados pessoais da vítima, tais como número do RG, CPF, endereço, telefone, número de agência e da conta, foi então que Maria acreditou na legitimidade da ligação e começou a confirmar seus dados para a mulher golpista.

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Em certo momento, a suposta atendente solicitou que a vítima enviasse uma foto de seu documento RG, bem como uma foto própria, do tipo "selfie", que serviriam como prova de vida e foi o que a idosa fez, tirando uma foto de forma legível e encaminhado ao contato indicado.

Após ter feito todo o procedimento de confirmar os dados e enviar as fotos, a vítima desconfiou da modalidade de prova de vida e resolveu falar com uma das filhas que logo desconfiou que poderia ser um possível golpe e resolveram ir ao banco confirmar a ligação.

Ao chegar no banco, do qual a idosa é correntista, o gerente informou desconhecer o contato telefônico feito com a vítima, e ainda informando que o meio de contato estabelecido para solicitar prova de vida não condiz com o procedimento padrão do banco. A idosa foi orientada a fazer um boletim de ocorrência para se precaver de possíveis danos matérias futuros.

Prova de vida

A prova de vida é feita no banco onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício, mas cada banco costuma determinar por conta própria as datas para os beneficiários comparecerem a uma agência. Alguns usam a data do aniversário do benefício, e há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da prova de vida.

Deve apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS, assim como os segurados que residem no exterior. O instituto ressalta que não faz contato por telefone, SMS nem aplicativos de mensagem para solicitar a prova de vida.

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