PRAIA DA APARECIDA

Baleia é encontrada morta na praia da Aparecida, em Santos

Espécie jubarte foi identificada pelo Instituto Gremar como juvenil, macho com cerca de sete metros de comprimento

Estéfani Braz
Publicado em 10/05/2024, às 19h19 - Atualizado em 11/05/2024, às 09h47

FacebookTwitterWhatsApp
Uma baleia em deslocamento no canal do porto de Santos tinha as mesmas características do animal morto - Reprodução/Instituto Gremar
Uma baleia em deslocamento no canal do porto de Santos tinha as mesmas características do animal morto - Reprodução/Instituto Gremar

Uma baleia jubarte foi encontrada morta, na manhã da sexta-feira (10), na praia da Aparecida, em Santos, na Baixada Santista. O animal foi localizado durante ação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O Instituto Gremar foi acionado e identificou a espécie jubarte (Megaptera novaeanclicae), juvenil, macho com cerca  de  sete metros de comprimento.

Biológos, veterinários e técnicos do instituto realizaram exame de necropsia, coletando amostras para análise no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá, para tentar detectar com mais precisão as causas da morte do animal, cuja remoção contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e prefeitura regional da área continental de Santos.  

Baleia Jubate
Instituto Gremar coletou amostras para tentar identificar causas da morte - Reprodução/Instituto Gremar

Segundo o Instituto Gremar, um vídeo captado pela Polícia Ambiental e Guarda Portuária, na última quarta-feira (8), mostra uma baleia em deslocamento no canal do porto de Santos com as mesmas características identificadas no animal encontrado nesta sexta.  A entidade, porém, não confirma que seja a mesma baleia. 

Faça parte do nosso canal, acesse aqui.

Em relação ao vídeo captado pela Polícia Ambiental e Guarda Portuária, na última quarta-feira (8), que mostrava uma baleia em deslocamento no canal do porto de Santos, o Instituto Gremar informa que, embora não seja possível afirmar, categoricamente, pelas características identificadas até o momento, é possível se tratar do mesmo indivíduo.

Projeto de Monitoramento 

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto pretende avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

O serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, pode ser acionado pelo telefone 0800 642 3341. É possível obter mais informações sobre o PMP-BS, consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!