RESGATE DE JUBARTE

Baleia jubarte é vista na travessias de balsas e mobiliza forças policiais para resgate, em Santos

Equipe da Polícia Militar Marítima e Guarda Portuária juntaram forças para realizar o resgate da baleia que seguia em direção ao canal de Bertioga; resgate durou mais de três horas

Da redação
Publicado em 30/07/2021, às 08h47 - Atualizado às 09h42

FacebookTwitterWhatsApp
Baleia jubarte é vista na travessias de balsas e mobiliza forças policiais para resgate, em Santos - Imagem: Polícia Militar Marítima SP
Baleia jubarte é vista na travessias de balsas e mobiliza forças policiais para resgate, em Santos - Imagem: Polícia Militar Marítima SP

Uma grande baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi vista próximo à travessia de catraias que fazem o percurso Santos x Vicente de Carvalho, no litoral de São Paulo, por volta das 16h de quinta-feira (29).

O Instituto Gremar foi acionado por um colaborador de um rebocador da área portuária de Santos e outros dois munícipes, que relataram o avistamento.

Segundo o soldado Hailand, da Polícia Militar Ambiental, o animal seguia em direção ao Canal de Bertioga, causando preocupação por se tratar de uma área de risco de encalhe. O Gremar acionou a PM especializada, fornecendo todas informações em tempo real, que imediatamente mobilizou uma equipe e se deslocou até o local avistado.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/costanorteinfolitoral4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Após algum tempo de navegação por vários pontos do Porto de Santos e Canal de Bertioga, o cetáceo foi avistado pela Polícia Marítima de SP próximo a Base Aérea de Santos, já em direção ao Canal de Bertioga.

“Rapidamente navegamos entre o animal e o local de risco, fazendo com que a baleia retornasse em direção à saída do Porto. Ao nos aproximarmos do animal, identificamos como sendo da espécie jubarte, adulto, em excelentes condições natatórias, sem qualquer petrecho preso ao seu corpo, demonstrando estar saudável”, disse o soldado.

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=n6z-Pta9qQQ

Realizando os procedimentos de interação com cetáceos, a equipe da polícia, com auxílio da equipe marítima da Guarda Portuária, realizou o acompanhamento, direcionando a baleia para a saída do Porto de Santos e orientando as demais embarcações.

Ainda segundo a PM Marítima, ao anoitecer, a missão se tornou difícil, por vezes a equipe acompanhou apenas o som de seus "borrifos" durante a respiração e assim seguiram levar a baleia de volta ao mar. Após mais de três horas, o animal finalmente cruzou com segurança a travessia de Balsas Santos - Guarujá, e seguiu em direção à baía de Santos, de volta ao mar.

Leia também: Baleia jubarte gigante é flagrada a aproximadamente 1 km da praia de Santos (SP)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!