BAFÃO!

Bomba! Famosa figura da orla santista não é o que parece ser

Já tirou uma foto com a escultura da “leoa” na orla do Gonzaga? É…Não foi bem com uma “leoa” que você tirou a foto

Esther Zancan
Publicado em 26/06/2023, às 13h24 - Atualizado em 27/06/2023, às 08h28

FacebookTwitterWhatsApp
Jaguar, mas pode chamar de onça-pintada também Bomba! Famosa figura da orla santista não é quem parece ser Onça-pintada - Pixabay
Jaguar, mas pode chamar de onça-pintada também Bomba! Famosa figura da orla santista não é quem parece ser Onça-pintada - Pixabay

Bomba! “Torta de climão” em Santos! “Bafão” digno do programa Casos de Família. Uma famosa figura da orla santista não é quem parece ser!!

Você aí, que durante todos esses anos, pensava que a icônica escultura do leão na orla do Gonzaga tinha a companhia da escultura de uma leoa, se enganou. A prefeitura de Santos, em suas redes sociais, trouxe a verdade finalmente à tona: aquela “leoa” na verdade é um JAGUAR!

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

Brincadeiras à parte, é verdade, sim, que aquela escultura não é de uma leoa, como muitos moradores e turistas pensavam, mas sim de um feroz jaguar.

Segundo a “prefa” santista, a primeira das esculturas de felinos a ser colocada na orla foi a da “leoa jaguar”, em 1951. Ela foi confeccionada pelos alunos do curso de Artes Plásticas do Instituto Dona Escolástica Rosa, com orientação do escultor Gildo Zampol. A figura aparece sentada com o rabo em torno das patas.

Já o leão, escultura que é figurinha fácil em álbuns de família de muitos santistas, isso muuuuito antes da chegada do Instagram e do termo "instagramável", foi instalado na orla do Gonzaga em agosto de 1954. Ele é uma criação do escultor Segismundo Fernández, a partir de um pedido da prefeitura de Santos em razão das melhorias realizadas na orla da praia. A estátua do leão aparece com a mandíbula aberta e em pé, em estado de alerta.

O leão da orla de Santos faz parte dos álbuns de fotografia das famílias santistas desde a década de 1950 Bomba! Famosa figura da orla santista não é quem parece ser Foto em preto & branco de família junto à escultura de leão na orla santista (Reprodução/Blog Novo Milênio)

A informação sobre a verdadeira identidade da escultura é do livro Esculturas Urbanas - Monumentos Selecionados, dos autores Tadeu Nascimento, Rosângela Batista Vieira de Menezes da Silva, David Cardoso e da artista plástica já falecida Maria Inah Rangel Monteiro.

Mas afinal, o que é um jaguar?

O jaguar também é conhecido como onça-pintada. É o maior felino das Américas e terceiro maior do mundo, perdendo apenas para o tigre siberiano e o próprio leão. Ele pode alcançar dois metros de comprimento, 1 metro de altura e até 120 quilos.

Outra característica marcante da espécie é a força da sua mordida, o que a torna um temível predador carnívoro. Alimentam-se de cobras, jacarés, peixes, animais de tamanho médio como macacos e até de bovinos. O apetite de um jaguar é "monstro". O felino chega a comer 20 kg de carne por dia, o que lhe permite ficar alguns dias sem se alimentar.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Mas não é só a sua mordida que deixa poucas chances às presas. Sua agilidade também é notável, mas apesar disso tudo eles não costumam representar uma ameaça ao ser humano. Os jaguares só atacam o ser humano quando veem seus filhotes sob ameaça.

Jaguar, mas pode chamar de onça-pintada também Bomba! Famosa figura da orla santista não é quem parece ser Onça-pintada (Pixabay)

Como não é novidade, é o homem quem leva mais perigo à espécie. Como ela por muitas vezes ataca o gado bovino, algumas fazendas acabam matando indivíduos da espécie para proteger o rebanho, mas a verdade é que os jaguares só atacam o gado quando seu habitat  já foi degradado e suas presas naturais se tornam difíceis de serem encontradas.

Outra curiosidade da espécie é que ela dá nome a uma das marcas de veículos mais luxuosos e cobiçados pelos amantes dos automóveis. Os carros da marca Jaguar teriam as qualidades do felino: velocidade, agilidade e elegância.

E se você quer conferir de perto as duas esculturas das feras na orla santista, depois de saber toda a verdade, anote aí o ponto exato em que elas ficam localizadas: 

Leão - av. Presidente Wilson, em frente ao nº 22, Gonzaga;

Leoa (ou jaguar) - av. Presidente Wilson, em frente ao nº 38, Gonzaga.

Leia também: Obras do VLT no Centro de Santos avançam para novas vias a partir de segunda (26)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!