VELEIRO SUFOCO

Buscas pelo velejador Alemão continuam

Desde segunda-feira equipes fazem buscas com embarcações e aeronaves

Thiago Reis Dantas
Publicado em 20/01/2023, às 15h14 - Atualizado às 16h08

FacebookTwitterWhatsApp
Equipes da PM Ambiental chegam perto da Laje de Santos, a cerca de 42 quilômetros da Costa BARCO DA PM AMBIENTAL Embarcação perto de uma Ilha - Comunicação Social da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb
Equipes da PM Ambiental chegam perto da Laje de Santos, a cerca de 42 quilômetros da Costa BARCO DA PM AMBIENTAL Embarcação perto de uma Ilha - Comunicação Social da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb
Apesar do tempo instável e com pontos de chuva em algumas cidades do litoral, o quinto dia da operação de resgate ao velejador Edison Gloeden (Alemão), segue na faixa litorânea de São Paulo. As informações são da Marinha do Brasil (MB) e da Polícia Militar Ambiental. Até o momento, nenhuma pista foi descoberta. 
Na quarta-feira (18), o Costa Norte informou com exclusividade que Alemão saiu para realizar o teste na embarcação sem preencher o plano de navegação, uma espécie de ‘aviso de saída’ em que devem constar o número de pessoas a bordo, destino e horário provável de retorno. O veleiro foi visto pela última vez perto da ilha das Palmas.
Equipes da PM Ambiental chegam perto da Laje de Santos, a cerca de 42 quilômetros da Costa BARCO DA PM AMBIENTAL Embarcação perto de uma Ilha (Comunicação Social da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb)
Barcos da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, Bombeiros (GBMar), Força Aérea Brasileira (FAB), embarcações da Marinha, de amigos do velejador e da sociedade civil participam do trabalho de busca. A PM Ambiental colocou seus três pelotões marítimos, com sedes em Ubatuba, Guarujá e Cananéia, no trabalho, a bordo das lanchas-patrulha, bem como outros militares nos bastidores, providenciando meios, logística e buscando informações a todo o momento, em prol de um desfecho positivo da missão.

Especulações

Ontem (19), a PM Ambiental recebeu relatos de que o veleiro havia sido visto no município de Ubatuba. O Comandante desta subunidade especializada deslocou uma equipe para realizar buscas na região, porém nada foi constatado. Hoje (20), pela manhã, a PM recebeu relatos e imagens de um veleiro com as mesmas características, em Balneário Camboriú/SC, porém as informações não eram do barco desaparecido.
A PM Ambiental também destaca o trabalho realizado pelo “Grupos SOS MAYDAY”, criado e administrado pelo navegador e empresário, Capitão Herman Júnior, colaborador da corporação, principalmente em ocorrências desta natureza.
A MB incentiva a participação da população e disponibiliza o telefone 185 para denúncias e emergências náuticas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!