ACIDENTE AMBIENTAL

Diesel no Canal 6 pode gerar mais danos que o esperado em Santos (SP)

Vazamento aconteceu na madrugada de terça-feira, 4, e contenção foi iniciada na manhã do mesmo dia

da Redação
Publicado em 05/05/2021, às 16h39 - Atualizado às 16h59

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/ Prefeitura de Santos
Reprodução/ Prefeitura de Santos

Os transtornos provocados pelo vazamento de óleo diesel, que atingiu o Canal 6, em Santos (SP), na madrugada de terça-feira, 4, podem ser maiores que o esperado, mas não no oceano. A opinião é da chefe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama na cidade, Ana Angelica Alabaci.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A contenção do líquido foi iniciada na manhã do mesmo dia, mas ainda de acordo com a chefe do instituto a retirada não significa que o habitat estará normalizado

O vazamento foi identificado por moradores devido ao forte odor. Eles acionaram a Defesa Civil. Na sequência Ibama, Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente – Semam e Cetesb se uniram nas buscas pela a origem do produto.

O material veio do hipermercado Carrefour, no bairro Aparecida. Uma mangueira teria se rompido e liberou o produto, que por sua vez se espalhou pela galeria e alcançou o canal.

Na quarta-feira a mancha já era avistada por moradores à beira mar na altura do Canal 5, distante a 1km do local.

A prefeitura estima-se que cerca de dois mil litros do produto tenham se alastrado pelas galerias e que a empresa será autuada nas esferas municipal e federal.

Contenção do óleo

Segundo a chefe do Ibama o óleo está sendo recolhido com mantas absorventes. Foram cerca de dois mil litros de óleo e o dano é imensurável.

“Sobre o que vazou para o mar, as pessoas podem ficar tranquilas, porque é muito volátil. Então, chegando no mar, com a própria movimentação da maré, isso vai dispersando essa mancha, e isso vai se apagando por si só. Mas há um impacto com os animais aquáticos, é óbvio, e tudo isso vai ser calculado para ser lavrado o auto de infração”, finaliza.

A empresa

Por meio de nota, o Grupo Carrefour Brasil reconheceu ter identificado o problema em uma mangueira do tanque de óleo que alimenta o gerador da sua unidade no Shopping Praia Mar, e que tal falha teria provocado o vazamento que atingiu o Canal 6. O vazamento já foi contido e a empresa trabalha em conjunto às autoridades locais na remoção do combustível que ainda se encontra no Canal.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!