VOLTA ÀS AULAS

Em Santos: volta às aulas em escolas municipais causa atrito entre pais e professores

A volta às aulas com o sistema híbrido nas escolas municipais de Santos desencadeia desentendimentos

Da redação.
Publicado em 08/02/2021, às 14h12 - Atualizado às 14h25

FacebookTwitterWhatsApp
Em Santos se iniciará nesta segunda-feira (08) o formato de ensino híbrido nas escolas municipais. - Divulgação
Em Santos se iniciará nesta segunda-feira (08) o formato de ensino híbrido nas escolas municipais. - Divulgação

Em Santos, SP, se iniciará nesta segunda-feira (08) o formato de ensino híbrido nas escolas municipais. As classes de jardim, pré-escola, fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos começam em formato presencial + remoto. Até 12 de fevereiro, jardim, pré e 1º e 2º anos farão período de adaptação, com permanência de até 1h30. 

As salas de maternal I e II seguem de forma remota até 19 de fevereiro e, no dia 22, entram no sistema híbrido, fazendo o período de adaptação até o dia 26. Os berçários I e II só iniciam as aulas híbridas em 8 de março, realizando a adaptação até 12 de março.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorteInforma 📲 Informe-se, denuncie! 🔵

Todas as 86 escolas municipais de Santos realizaram reuniões com as famílias dos alunos desde o último dia 29, de forma remota ou presencial, a fim de orientá-las sobre o retorno gradual das aulas presenciais e os protocolos sanitários necessários para evitar o contágio da covid-19. 

Porém há controvérsias entre o interesse do retorno às aulas, gerando atrito entre pais e professores. Mesmo com as medidas sanitárias realizadas pela prefeitura da cidade, alguns dos pais estão receosos com o retorno das aulas e seus riscos de contaminação pela Covid-19, em contraste com o risco, existem aqueles que estão a favor do retorno das aulas presenciais, principalmente pais que trabalham fora e precisam do auxilio da escola.

Diversos internautas apresentaram descontentamento com a prefeitura e sua preparação para a retomada das aulas.  

()

()

Em nota, a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Educação, esclarece que o retorno gradual das aulas presenciais está sendo feito com o máximo de cautela e responsabilidade, a fim de resguardar a saúde de alunos, professores e funcionários, e, ao mesmo tempo garantindo o direito à educação. A Seduc realizou um planejamento criterioso e todas as unidades seguirão os protocolos sanitários necessários, utilizando os itens de EPIs adequados. O plano foi aprovado pela Secretaria de Saúde e todas as decisões serão avaliadas constantemente.

Neste primeiro momento, haverá uma escalação, levando em consideração a faixa etária do aluno, sendo que cada unidade atenderá presencialmente 20% da capacidade por dia, durante até 4h, atendendo ao final da semana 100% dos estudantes. Os demais dias de aula serão remotos. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o atendimento presencial será três vezes por semana, por até 3h/dia.

A partir da próxima segunda-feira (8), as classes de jardim, pré-escola, fundamental I e II e EJA começam em formato híbrido. Até 12 de fevereiro, jardim, pré e 1º e 2º anos farão período de adaptação, com permanência de até 1h30. As salas de maternal I e II seguem de forma remota até 22 de fevereiro, quando entram no sistema híbrido, fazendo o período de adaptação de 22 a 26 do mesmo mês. Os berçários I e II só iniciam as aulas híbridas em 8 de março, realizando a adaptação de 8 a 12 de março.

Sobre os ventiladores, a Seduc esclarece que há possibilidade de uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado nas escolas, de acordo com orientações da Secretaria de Saúde.

O documento com as orientações foi revisado e encaminhado para as 86 unidades, detalhando as normativas para a utilização dos equipamentos, com o intuito de preservar a saúde coletiva. Cabe ao gestor verificar o que melhor atende às especificidades de sua unidade.

A respeito da merenda, servir lanche seco é uma orientação dos órgãos de saúde, também com o objetivo de cuidar da segurança de todos. Vale destacar que as cestas básicas continuam a ser distribuídas para as famílias de alunos matriculados na rede municipal. Já foram entregues mais de 55 mil kits de alimentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!