PETS

Instituto Viva Bicho tem R$ 1 milhão para castrações grátis no litoral de SP

Cães e gatos podem receber cirurgia ou atendimento médico veterinário por meio da instituição; ação é voltada para donos de pets que têm baixa renda

Rebeca Freitas
Publicado em 06/10/2023, às 14h25 - Atualizado às 15h54

FacebookTwitterWhatsApp
Cães e gatos acima de 2 meses de idade podem ser beneficiados, mas há critérios - Mayumi Kitamura
Cães e gatos acima de 2 meses de idade podem ser beneficiados, mas há critérios - Mayumi Kitamura

O Instituto Viva Bicho, em Santos, está oferecendo gratuitamente castrações e atendimento médico veterinário para animais domésticos da população de baixa renda. A castração pediátrica é feita para animais acima de 2 meses. Para ser beneficiado, é necessário atender a algumas regras: não é feito o cadastramento de animais de raça ou mestiços, especialmente de pequeno porte. Animais acima de 8 anos e também aqueles que têm acima de 20 kg não podem ser castrados pelo projeto. Os critérios para identificação de baixa renda são internos da entidade. 

A diretora de bem-estar animal do Instituto Viva Bicho, Leila Abreu, estima que a ONG realiza diariamente uma média de 20 a 30 castrações gratuitas para animais de toda a Baixada Santista. Ela afirma que a castração é uma questão de saúde pública. “Atender os animais na questão global da sua saúde é uma questão de saúde única. De muito tempo para cá foi constatado que a nossa família é uma família multiespécie. Os animais estão cada vez mais próximos do ser humano, dormem na cama, vivem dentro das casas e por conta disso, não há como você não zelar pela saúde deles, uma vez que eles estão dividindo o mesmo ambiente que a gente”, exemplifica a profissional, que é pós-graduada em bem-estar e comportamento animal.

A verba para as cirurgias e atendimentos foi disponibilizada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio de uma emenda elaborada pela deputada federal Rosana Valle (PL). A iniciativa recebeu 1 milhão de reais, que são divididos entre castração, cirurgias especiais e atendimento veterinário. “A verba está sendo utilizada pelo Instituto Viva Bicho para atender todas as cidades da Baixada Santista e também do Vale do Ribeira. O Viva Bicho estima que ao final dessa ação, tenham sido atendidos 10 mil animais, com 4 mil castrações. É uma campanha ampla e histórica. Nunca tinha sido feita essa mobilização para a gente diminuir o número de animais abandonados nas cidades da nossa região”, afirma Rosana Valle. 

A deputada visou atender principalmente quem não tem condições econômicas de arcar com custos veterinários quando elaborou a emenda. “Existem critérios para essas castrações, com foco na população carente. Ela atende cachorros de pessoas em situação de rua e pessoas que não teriam condição de pagar um atendimento veterinário e nem castração. Então estou bem contente. A gente está fazendo uma ampla campanha em prol da saúde da nossa região. Mesmo quem não gosta de animais entende que a situação de animais abandonados prejudica o ser humano também. Estão fazendo mutirão de castrações por várias cidades, teve agora há pouco tempo em Cananéia e essa verba está sendo bem utilizada”, frisa Rosana, que é santista. 

O Instituto Viva Bicho está localizado na rua João Guerra, 319, Macuco, Santos. O telefone para contato é (13) 99611 5779. O instituto funciona de segunda a sexta das 9h às 18h e sábado das 9h às 13h. O atendimento geral, como pedido de ajuda para resgate, adoção e ciência das condições e agendamento para castração, pode ser feito pelo WhatsApp. 

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!