PROTEGIDOS

Santos começa campanha de vacinação de cães e gatos

Meta é imunizar gratuitamente seis mil animais contra doenças virais; animais a partir de dois meses de idade poderão ser atendidos

Redação
Publicado em 14/10/2023, às 19h31

FacebookTwitterWhatsApp
Estimativa é de aplicação de 250 vacinas por dia - Imagem: Reprodução / thinkstockphotos
Estimativa é de aplicação de 250 vacinas por dia - Imagem: Reprodução / thinkstockphotos

A prefeitura de Santos, no litoral de SP, anunciou neste domingo (14) que começa amanhã (15) uma campanha de vacinação de cães e gatos de estimação na cidade. Com a meta de imunizar 6 mil animais gratuitamente contra doenças virais, estão previstas vacinações em diversos pontos da cidade.

A primeira ação de imunização será direcionada para gatos, no bairro Macuco (Praça. Rubens Ferreira Martins, 8 – Escola Aux. Instrução, das 12h às 15h. Todos os animais a partir de 2 meses de idade poderão ser atendidos. A campanha é chefiada pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida).

Segundo a prefeitura, a estimativa é de aplicação de 250 vacinas por dia - 100 unidades diárias da V4, que protege o gato contra panleucopenia, calicivirose e rinotraqueíte e também a clamidiose, uma doença que afeta o sistema respiratório e os olhos do felino, e 150 de V10 para cães, contra as principais doenças, como a cinomose canina, hepatite infecciosa canina e mais.

Karoline Castro, veterinária da Codevida, ressaltou a motivação da coordenadoria com a campanha de imunização. “O nosso maior objetivo tem sido promover a saúde dos nossos animais de dentro para fora de suas casas, e assim, diminuir o número de animais doentes na nossa cidade. Sabemos que a medicina do futuro é preventiva, então o recomendado é prevenir ao invés de ter que remediar”.

Para a vacinação, os tutores devem ser maiores de 18 anos e precisam levar RG, CPF e comprovante de residência em Santos. A orientação é de que cachorros estejam com guia e coleira, sendo a focinheira necessária caso o animal tenha comportamento arisco. Já os gatos devem estar dentro de caixas específicas para evitar fugas e acidentes.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!