MOSQUITO

Santos intensifica ações de prevenção ao Aedes a partir desta segunda (21)

Programação vai até sexta-feira (26), e contará com mutirões, vistorias, orientações e ações de conscientização

Da redação
Publicado em 21/11/2022, às 09h28 - Atualizado às 10h08

FacebookTwitterWhatsApp
Em 2022, Santos registra 228 casos de dengue e 222 de chikungunya Santos intensifica ações de prevenção ao Aedes a partir desta segunda (21) Agente conferindo se há larvas de mosquito em ralo de residência - Prefeitura de Santos
Em 2022, Santos registra 228 casos de dengue e 222 de chikungunya Santos intensifica ações de prevenção ao Aedes a partir desta segunda (21) Agente conferindo se há larvas de mosquito em ralo de residência - Prefeitura de Santos

Dentro da programação da Semana Estadual de Combate ao Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Santos promoverá ações de prevenção à disseminação do mosquito a partir desta segunda-feira (21). A programação vai até sexta-feira (26), e contará com mutirões, vistorias, orientações e ações de conscientização.

Na segunda e terça-feira, a Seção de Controle de Vetores (Secove) fará aplicação de inseticida que mata mosquitos e larvas em pontos estratégicos, locais onde existem fortes indícios da presença de criadouros como borracharias, ferros-velhos e pátios de veículos.

Nas duas datas, também serão feitas buscas por focos de larvas em imóveis especiais (onde há grande circulação de pessoas como shoppings, prédios públicos, igrejas, universidades, entre outros) e inspeções casa a casa, em que Agentes de Combate a Endemias visitam imóveis residenciais e comerciais e orientam os munícipes sobre os cuidados necessários para evitar o surgimento de criadouros do mosquito.

Mutirão

Na quarta-feira, a Secove realiza o 26º Mutirão de Combate ao Aedes em Santos deste ano, cobrindo o bairro Estuário e parte da Aparecida, no quadrilátero entre as avenidas Afonso Pena, Joaquim Montenegro, Pedro Lessa e Almirante Cochrane (canal 5), com visitas em imóveis da região visando a eliminação de focos com larvas de mosquitos e instrução aos munícipes. A ação também terá a presença de funcionários da Terracom, empresa responsável pela limpeza urbana no município, que farão a retirada de materiais inservíveis que acumulam água.

Educativas

Entre as atividades educativas, haverá uma caminhada com os agentes na orla na quinta-feira (24), com duas equipes distribuídas no Ferry Boat e no Emissário Submarino, que irão até a Concha Acústica (em frente ao canal 3) abordando munícipes para divulgar as principais informações sobre o tema. No sábado, a Secove faz dois pontos de pedágio educativo, distribuindo material informativo na Praça das Bandeiras e na Praça Júlio Dantas.

Palestras

Além das ações voltadas à população, os agentes comunitários de saúde  receberão duas palestras, nos dias 22 e 23, com atualizações sobre o panorama das arboviroses no município, na Fundação Lusíada (Unilus). Os eventos apresentarão o cenário epidemiológico e o trabalho da Secove, com informações sobre o trabalho feito pela seção, com o objetivo de melhorar o atendimento realizado pelas duas categorias em conjunto. Os agentes de combate a endemias também participarão de uma ação no Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro: 34 deles farão a doação para o Banco de Sangue da Santa Casa de Santos.

Aedes em Santos

Em 2022, Santos registra até agora 228 casos de dengue e 222 de chikungunya. Desde 2019 não há nenhum caso de zika vírus na cidade. Só neste ano, o município já realizou 25 mutirões de combate ao Aedes aegypti, eliminando 1.481 focos com larvas de mosquito. As ações da Secretaria de Saúde de Santos também englobam trabalhos na orla da praia, com ações pontuais de inspeção.

Leia também: Covid-19: vacinação de bebês com comorbidades começa nesta segunda (21) em Santos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!