BELEZURA

Santos: ponte Edgard Perdigão ganha painel artístico sobre ambiente marinho

O painel denominado Mar Oceano é formado por cerca de 200 peças de cerâmica, moldadas manualmente uma a uma; painel foi doado à Seectur

Redação
Publicado em 28/09/2023, às 10h54

FacebookTwitterWhatsApp
Painel foi doado pela artista plástica Maria Angelica Amat Dias - Prefeitura de Santos
Painel foi doado pela artista plástica Maria Angelica Amat Dias - Prefeitura de Santos

Ponto de atracação das escunas, barcos de pesca, e de embarcações de recreio e de transporte para praias do Guarujá, a ponte Edgard Perdigão, em Santos, atualmente na etapa final do projeto de revitalização, ganhou um painel artístico, reproduzindo o cenário marinho da baía de Santos.

Formado por cerca de 200 peças de cerâmica, moldadas manualmente uma a uma, o painel, denominado Mar Oceano, foi doado na quarta-feira (27) à Seectur (Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo) pela artista plástica Maria Angelica Amat Dias, proprietária do atelier Morro do Bambu. A Seectur é responsável pela administração do equipamento, enquanto a Seserp (Secretaria de Serviços Públicos) é responsável por supervisionar as obras.

Doação

Ponte Edgard Perdigão e painel
Imagem - Prefeitura de Santos

A criação surgiu durante conversa entre a artista plástica e o titular da Seserp,  Wagner Ramos, durante uma apresentação na Casa da Frontaria Azulejada. “Ela havia feito uma exposição com elementos da vida marinha e se propôs a doar um trabalho para a ponte”, comentou Wagner, dizendo que a oferta foi prontamente aceita pela Seectur. 

“Com a evolução das obras, entendemos que a ponte deveria ter uma arte relativa ao mar e àquela área tão bonita do costão da Ponta da Praia”, prosseguiu o secretário, enaltecendo os trabalhos de revitalização. Ele disse ainda: “Além das várias intervenções, o local ganhou iluminação cênica e outros cuidados estéticos que garantirão aos santistas e turistas um espaço agradável para apreciar o vaivém dos navios e a paisagem no entorno.”

Para a titular da Seectur, Selley Storino, o painel artístico será mais um atrativo na ponte Edgard Perdigão. “Ficamos muito felizes e agradecemos por essa doação, que vai embelezar ainda mais esse importante equipamento turístico da cidade, após todas as melhorias realizadas no local”, destacou.

Painel artístico

Foram dois meses de trabalho, entre projeto, confecção e instalação de cada componente do painel artístico na parede arredondada da escada, com três metros de extensão, que interliga o térreo ao piso superior, onde funcionará um restaurante com foco em frutos do mar.

“A instalação foi a etapa mais difícil, pois foi preciso adequar o projeto à parede circular e à proporção do espaço”, explicou a ceramista, que recentemente esteve em Yixing, na China, como artista convidada, dividindo espaço com artistas de várias partes do mundo. 

Também escultora, desenhista e pintora, Maria Angélica transitou por várias artes até chegar, há 23 anos, à arte cerâmica  – ‘a arte do fogo’, como ela própria define.

Criação

Maria Angélica diz que o painel foi criado com a intenção de interiorizar o ambiente externo da ponte, remetendo ao fundo do mar. “Da mesma forma como ocorre na natureza, as peças que o compõe são semelhantes, mas não idênticas”, destacou. Já a instalação em uma parede circular simula o movimento desordenado e fluido do mar, composto de sua fauna e flora.

“Na composição, simulei a colocação das peças de modo que, ao passarmos por elas, sempre haverá um ponto de observação, a exemplo de um animal entre as algas. Algo lúdico, como se estivessem em movimento”, comentou a artista plástica, dizendo que, “assim como o mar, sempre haverá um mistério a ser desvendado no painel”.

Envolvida em diversos projetos sociais e embaixadora do Estação Bistrô Restaurante-Escola, parceria da Seectur com a Universidade Católica de Santos, para o qual fornece toda a louça utilizada, a botucatuense Maria Angélica já expôs suas criações em várias cidades brasileiras e ainda na Itália, Argentina, Turquia e Estados Unidos.

Ela também cria a louça utilizada na Faculdade de Gastronomia da Unisantos. Em seu ateliê instalado na rua Paraguai, 119, no Gonzaga, desenvolve peças exclusivas - presentes, em geral -, e ministra aulas de cerâmica.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!