ARTE SACRA

Santos recebe exposição com mais de 40 exemplares de presépios

30ª edição da mostra no Santuário do Valongo homenageia São Francisco, criador do primeiro presépio há 800 anos; entrada é franca

Rebeca Freitas
Publicado em 28/11/2023, às 11h33 - Atualizado em 29/11/2023, às 09h42

FacebookTwitterWhatsApp
Mais de 20 mil pessoas passaram pela exposição em 2022 - Franciele Oliveira
Mais de 20 mil pessoas passaram pela exposição em 2022 - Franciele Oliveira

A 30º edição da exposição de presépios no Santuário do Valongo, em Santos, marca 800 anos do primeiro presépio criado por São Francisco, em Greccio, Itália. A exposição terá sua missa inaugural na quinta-feira, 7 de dezembro, às 19h. A mostra fica no interior da igreja e permanece ativa até 2 de fevereiro, de terça a domingo, das 9h às 17h30, com entrada gratuita. Ela só fechará nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro. 

Ano passado, mais de 20 mil pessoas visitaram a mostra, a consolidando como uma atração turística da cidade, especialmente por sua proximidade a locais movimentados como o Museu do Pelé. Neste ano, ela conta com mais de 40 presépios, elaborados por diversos artistas, que ficarão expostos em um ambiente climatizado, sonorizado e aberto ao público.

Obras interestaduais  

presépio
Nesta interpretação, o presépio é composto majoritariamente por itens em madeira - Franciele Oliveira

A arquiteta curitibana, Franciele Oliveira, se dedica à criação de colecionáveis de madeira. Anualmente, ela envia suas peças para Santos. "Este é o meu terceiro ano participando da exposição. O desafio de criar um presépio seguindo um tema específico me atraiu", compartilha.

A montagem das peças do ateliê de Franciele, o Curitiba Nerd, é realizada pela curadora da exposição, Elaine, que utiliza as fotos e detalhes fornecidos pela artesã para criar a exibição de acordo com a visão original. O título da criação deste ano é Presépio Renascer e a inspiração é a natureza e suas cores, com todas as peças pintadas em tons de verde, marrom e dourado. 

Trabalhando predominantemente com madeira, Franciele projetou uma gruta escalonada em madeira, reminiscente da época de São Francisco. A obra também inclui uma representação maior de São Francisco de Assis, acompanhado de seus animais, dando a sensação de que ele está zelando pelo presépio. 

Valorização da arte sacra 

Mirtis Moraes
Mirtis Moraes tem cursos em escultura e participa pela primeira vez da mostra no Valongo - Mirtis Moraes

A artista Mirtis Moraes, de 66 anos, é formada em artes plásticas e tem pós-graduação em restauro e conservação de arte sacra. Ela também expõe na mostra de Presépios do Valongo. “Idealizei para esses 800 anos do primeiro presépio aquele momento único em que Jesus pede a São Francisco que reconstrua sua igreja. Simbolizo nas pedras, a tentativa de São Francisco, reconstruir o templo físico, mas sabemos que não era só isso que Deus queria, era a reformulação interna da Santa Igreja”. 

Foram utilizados vários materiais para compor a instalação: esculturas de resina, tecidos, luzes, areia, pedras de areia com dióxido de carbono e São Francisco modelado em plastinina. “Ter contato com o belo, com as artes em geral, só nos faz pessoas melhores. Com a Arte Sacra, conseguimos atingir o melhor de nós e de nossas almas”, afirma. 

Marly Boghossian Lundstedt Kamei, de 70 anos, possui formação em desenho e artes plásticas e está em sua segunda edição como expositora. “Tenho o prazer de participar da exposição desde o ano passado. Estou preparando um trabalho baseado na matéria-prima que utilizo em minhas peças, que é a cabaça. Complemento com decoupagem e biscuit para dar forma aos detalhes”. 

Marly Boghossian Lundstedt Kamei
Artista com histórico na arte sacra participa pela segunda vez da mostra no Valongo - Marly Boghossian Lundstedt Kamei

Para ela, o mesmo cenário interpretado de diferentes maneiras é o que diferencia a mostra do Valongo. “Essa exposição é fantástica para que o público consiga ver o presépio colocado na visão de cada artista”, diz

Grande homenageado da edição

São Francisco de Assis
São Francisco de Assis é o grande homenageado da edição deste ano - Santuário Santo Antônio do Valongo 

O tema da exposição deste ano remete a São Francisco, que nasceu em Assis, Itália, em 1182. Ele veio de uma família rica, mas abriu mão de sua herança para viver de maneira simples, se dedicando à igreja e sempre amando todas as criaturas, inclusive os animais. 

Em 1223, na noite de Natal, ele criou o primeiro presépio para reviver o nascimento de Jesus na manjedoura. Ele convocou os habitantes locais para que recordassem a visita do Menino Deus a Belém. Essa tradição foi cumprida ao longo das gerações, perdurando até os dias atuais.

Elaine Rodrigues é curadora voluntária na exposição do Valongo desde sua primeira edição. A profissional de relações públicas doa seu tempo na organização do evento por ser apaixonada por artes.

Ela destaca o valor histórico do Santuário. “Os franciscanos têm sua marca indelével junto a história da cidade de Santos através do Santuário do Valongo, que é uma das quatro igrejas mais antigas de Santos e foi palco de quase quatro séculos de evangelização, de respeito aos diversos credos e raças e de acolhimento as minorias. Então, sediar mais uma exposição é enaltecer a criatividade e a arte das pessoas em meio a este chão sagrado que conta a história desta nossa cidade”, completa. 

presépios
Presépios de crochê e em almofadas serão rifados - Elaine Rodrigues

Neste ano há uma rifa com custo de R$ 5, para concorrer a três diferentes presépios. Interessados podem adquirir um bilhete por meio de contato no WhatsApp do Santuário (13) 98181 0119 ou presencialmente na exposição. “Aqueles que desejarem colaborar com a manutenção de nosso Santuário, visto que é uma edificação tombada e que possui toda uma estrutura especial para continuar a ter suas portas abertas, é só adquirir a nossa Ação entre Amigos”, finaliza Elaine.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!