TRABALHO

Santos regulariza serviço dos ambulantes nas ruas da cidade

Decreto formaliza o trabalho dos comerciantes que atuam nas ruas da cidade; prefeitura realizou um evento que contou com a presença destes trabalhadores no Palácio José Bonifácio

Da redação
Publicado em 05/05/2023, às 10h51 - Atualizado às 11h42

FacebookTwitterWhatsApp
O prefeito Rogério Santos, acompanhado de secretários e vereadores, recebeu os ambulantes no Palácio José Bonifácio Decreto ambulantes O prefeito de Santos, Rogério Santos, acompanhado dos secretários e vereadores, discursa para a plateia que lota o auditó - Raimundo Rosa/PMS
O prefeito Rogério Santos, acompanhado de secretários e vereadores, recebeu os ambulantes no Palácio José Bonifácio Decreto ambulantes O prefeito de Santos, Rogério Santos, acompanhado dos secretários e vereadores, discursa para a plateia que lota o auditó - Raimundo Rosa/PMS

A prefeitura de Santos deu um passo importante para a regulamentação do trabalho dos ambulantes que atuam na cidade. O prefeito Rogério Santos (PSDB) assinou um decreto que formaliza a legislação para atuação dos ambulantes na Zona Noroeste, Morros e Área Continental de Santos, trazendo novas regras como a emissão de 300 licenças para ambulantes trabalharem nas vias e logradouros públicos da Cidade.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

O edital de credenciamento está em fase de preparação e será divulgado em breve no Diário Oficial. Os interessados deverão formalizar a solicitação por meio de requerimento protocolado no Poupatempo. O decreto também estabeleceu o horário de funcionamento do comércio ambulante que poderá ser realizado 24 horas por dia, exceto na faixa de areia da praia onde a atividade poderá ser exercida das 6h às 21h. Durante a temporada de verão, o horário poderá ser estendido.

Haverá limite máximo de 40 guarda-sóis para cada licença de ambulante na praia AMBULANTE NA PRAIA Ambulante atende clientes na faixa de areia na praia de Santos (PMS)

Além disso, em dias de eventos, festejos ou comemorações esportivas, culturais, sociais ou religiosas será publicado um edital de credenciamento no Diário Oficial para o preenchimento das vagas pelos ambulantes, que poderão trabalhar além dos pontos que já possuem, com antecedência mínima de 30 dias.

Outro ponto considerado relevante no decreto é a definição sobre transferência da licença, que poderá ser feita em casos de falecimento aos herdeiros, de incapacidade total aos dependentes e, no caso de ambulante em atividade, a terceiros. Há ainda a possibilidade de suspensão do exercício da atividade por 30 dias consecutivos, desde que informado ao órgão competente.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Para a chefe do Departamento de Fiscalização Empresarial e Viária (Defemp), Mabel Barreiro Cardame, a regulamentação é fundamental para preservar o espaço público e garantir a convivência harmoniosa entre os ambulantes e a população. "Temos que preservar também o espaço do munícipe para que tenham uma convivência boa", explica Mabel.

O decreto traz a lista de todos os documentos necessários para que os ambulantes realizem a renovação da licença Ambulante na região do Valongo Ambulantes estacionados próximo à estação do Valongo na região central de Santos (PMS)

O prefeito Rogério Santos destaca que a regulamentação garante um trabalho digno para os ambulantes e proporciona uma atividade mais segura e com mais qualidade para atender a população santista e os turistas. "É um avanço importante para a cidade e para os trabalhadores ambulantes que agora terão mais segurança e possibilidades de ampliar seus rendimentos", ressalta o prefeito.

Com a regulamentação, espera-se que o comércio ambulante em Santos seja mais organizado e seguro para todos os envolvidos. A iniciativa é uma conquista importante para a cidade e uma demonstração do compromisso da prefeitura em buscar soluções que beneficiem a todos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!