MUNDO ANIMAL

Carcaça de baleia encalha em praia do litoral de SP

Animal foi removido por equipes da prefeitura com apoio de biólogos do Instituto Argonauta; carcaça do animal foi enterrada na praia

Redação
Publicado em 04/01/2024, às 19h40 - Atualizado em 05/01/2024, às 09h02

FacebookTwitterWhatsApp
Biólogos coletaram amostras para identificar a espécie e a causa da morte - Divulgação PMSS
Biólogos coletaram amostras para identificar a espécie e a causa da morte - Divulgação PMSS

Uma carcaça de baleia juvenil, de aproximadamente 7 metros de comprimento, encalhou na manhã de quarta-feira (3), na praia da Enseada, localizada na costa norte de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e da Secretaria do Meio Ambiente (Seman) atuaram juntas para remover o animal.

Devido ao estado avançado de decomposição e localização da baleia, as equipes tiveram dificuldades para retirar o animal da água. O trabalho contou com a participação de oito funcionários das duas secretarias. A bióloga e coordenadora do Instituto Argonauta, Carla Beatriz Barbosa, informou que a equipe de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) constatou que o animal era uma baleia juvenil, em estado avançado de decomposição.

Segundo informou a prefeitura, não foi possível, de imediato, fornecer informações morfológicas sobre a espécie, sexo e causa da morte. No entanto, a estrutura óssea da coluna vertebral estava bem conservada, e com alguns tecidos, como músculo, gordura e pele ainda relativamente íntegros.

Esses tecidos foram coletados para análises genéticas moleculares, a fim identificar a espécie e o sexo da baleia. Segundo a prefeitura de São Sebastião, responsável por enterrar a carcaça na praia,  "o animal foi enterrado com sucesso, retornando nutrientes para o solo e ecossistema, e dando fim ao mau cheiro no local”, reforçou a coordenadora do Instituto Argonauta.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!