TURISMO

Cidade do litoral norte de SP oferece variedade de trilhas e mirantes

Trilhas e mirantes, em São Sebastião, proporcionam experiências únicas de imersão na natureza, como opções às muitas praias da cidade

Redação
Publicado em 09/04/2024, às 11h17 - Atualizado às 11h30

FacebookTwitterWhatsApp
Vista do mirante da praia Brava de Guaecá - Turismo São Sebastião
Vista do mirante da praia Brava de Guaecá - Turismo São Sebastião

São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, não é especial apenas por suas praias paradisíacas. A cidade oferece aos seus visitantes e moradores uma variedade de trilhas e mirantes, que proporcionam experiências únicas de imersão na natureza, além de impressionantes visuais das belezas naturais e da diversidade da flora e fauna da região.

Trilha do Ribeirão do Itú
Tilha Ribeirão de Itu, em Boiçucanga - Reprodução/MaresiasTur

Para garantir acesso fácil e seguro aos visitantes a esses locais, a Secretaria de Turismo (Setur) do município, em parceria com o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião,  desde de 2017, reestruturou esses pontos turísticos, a exemplo da trilha Ribeirão de Itu, no bairro Boiçucanga;  trilha Maresias-Paúba;  Sete Quedas, em Maresias; do rio das Pedras, em Cambury e do Sítio Arqueológico do bairro São Francisco, além dos mirantes da trilha Maresias-Paúba e da praia Brava do Guaecá, entre outros locais.

As trilhas e mirantes receberam estrutura de madeira com corrimãos, acessibilidade com a instalação de degraus, passarelas, deques em pontos de observação, novas sinalizações, manutenção de drenagens e adequações das áreas de pisoteio (leito da trilha).

De acordo com a administração municipal, o objetivo da estruturação dos pontos é de possibilitar um trajeto seguro e demarcado aos visitantes. A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, informa: “Seguimos valorizando o ecoturismo na cidade e, além de contribuir para a conservação ambiental, vamos aumentar a qualidade da visitação turística nesses locais, para que os visitantes desfrutem não só das belas praias, mas também os grandes cenários naturais em meio à Mata Atlântica”.

Trilha do Sítio Arqueológico do bairro São Francisco
Reprodução/Leandro Saadi/Turismo São Sebastião

Ao longo dos últimos anos, a prefeitura de São Sebastião também ofereceu capacitações e cursos de formação de monitores ambientais autônomos, em parceria com a Fundação Florestal. Para saber mais sobre as inúmeras possibilidades de admirar as belezas naturais e registrar fotos incríveis nesses pontos turísticos, acesse o portal oficial de Turismo de São Sebastião.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!