Mês das Mães

Exposição 'Tempo Teimo' traz vivências da maternidade em São Sebastião

As obras foram criadas por Noemi Martinelle, durante os períodos de gestação, puerpério e primeiro ano da filha; exposição poderá ser visitada até 23 de junho

Estéfani Braz
Publicado em 03/05/2024, às 20h43 - Atualizado em 04/05/2024, às 09h14

FacebookTwitterWhatsApp
Noemi Martinelle foca na experiência da maternidade em obras artísticas - Divulgação/Cadu Carrasco
Noemi Martinelle foca na experiência da maternidade em obras artísticas - Divulgação/Cadu Carrasco

A maternidade é um período de muitas descobertas, inseguranças e anseios. Poder externar todos esses sentimentos e emoções é algo que nem todas as mulheres conseguem. Uma artista visual de São Sebastião, no litoral norte, encontrou, no “ser mãe”, uma nova perspectiva de vida e a transformou em arte. As obras estarão disponíveis para visitação de 10 de maio a 23 de junho, na Casa da Cultura de São Sebastião, durante a exposição Tempo Teimo

Noemi Martinelle iniciou a carreira aos 15 anos com moda, curso que escolheu para cursar faculdade.  Durante o ensino superior, foi a arte visual que chamou a atenção da artista. “Aí eu me deparei com a arte têxtil, que conversava muito com o que eu já estava produzindo, só que tinha um outro valor, vamos dizer assim. Não era apenas a roupa, tem um conceito por trás e tudo mais”.

Faça parte do nosso canal, acesse aqui.

As obras foram criadas por Noemi nos períodos de gestação, puerpério e primeiro ano da filha. Os trabalhos são de diferentes linguagens.  “Eu vou bebendo um pouquinho de cada coisa no momento da minha vida, que eu me identifico. A expressão artística eu preciso dela pra sobreviver, para existir como pessoa”. 

Os visitantes ainda poderão experimentar criar suas próprias obras artísticas por meio de um miniateliê, que será montado no local. A exposição foi contemplada pela lei Paulo Gustavo e é composta por seis obras, que refletem a vivência e sentimentos da artista. A escolha do nome da mostra é relacionado às experiências da artista. “Tempo que é exatamente a questão de ter o tempo para fazer as coisas, ter tempo pra criar e teimo de teimosia. Eu precisava ser teimosa para continuar criando, continuar produzindo”. 

Noemi é natural de Jales, no interior de São Paulo, e reside em São Sebastião há cinco anos. Além de artista visual também é designer e suas obras contemplam as artes têxtil, audiovisual e performance. 

Agenda

  • Abertura: 10 de maio às 19h30;
  • Visitação: 10 de maio a 23 de junho;
  • Horário: De segunda à sexta-feira, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h;
  • Local: Casa da Cultura (Avenida Dr. Altino Arantes, nº 174, São Sebastião);
  • Entrada gratuita.
Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!