RETOMADA

Instituto Verdescola, na Vila Sahy, retoma as aulas na próxima segunda em São Sebastião

Maior ONG do Litoral Norte teve papel fundamental no acolhimento às vítimas das chuvas em São Sebastião

Da redação
Publicado em 10/03/2023, às 19h24

FacebookTwitterWhatsApp
Instituto Verdescola virou centro de acolhimento e até hospital de campanha Instituto Verdescola Vista aérea da sede do Instituto Verdescola - Divulgação/ Verdescola
Instituto Verdescola virou centro de acolhimento e até hospital de campanha Instituto Verdescola Vista aérea da sede do Instituto Verdescola - Divulgação/ Verdescola

Na próxima segunda, 13, o Instituto Verdescola abrirá suas portas para receber os seus alunos e retomar a sua atividade principal: educar.

Por 11 dias, após a chuva que devastou o Litoral Norte e atingiu a Vila Sahy, em São Sebastião, o local se transformou em abrigo para as pessoas da comunidade que perderam tudo na tragédia.

Neste primeiro momento, a equipe pedagógica e psicológica do Instituto se esforça para manter a rotina anterior à tragédia. Eles trabalham com um plano emergencial para fazer as crianças voltarem ao ritmo gradualmente, de forma tranquila, com foco no acolhimento, rotina e promoção da escuta ativa dos alunos.

Para Paula Temperini, gerente de apoio à família no Instituto Verdescola, a família assistida é a base da educação. Por isso, o apoio psicológico com todos da comunidade foi feito desde o primeiro dia de acolhimento.

“Na segunda-feira, focaremos ainda mais nas nossas crianças, deixando um espaço seguro com o maior número de referências para que todos se lembrem como o Verdescola era antes da tragédia. Essa é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de crianças e adolescentes no pós-trauma”, afirma.

A gerente pedagógica e educacional do Instituto Verdescola,  Elane Tonin, afirma que a equipe está integrada no âmbito psicológico e psicossocial.

“Vamos tentar retomar minimamente a rotina anterior à tragédia no sentido dos espaços, da organização, das salas, para que as crianças possam se reconhecer de novo neste espaço. Nosso papel é ouvir nossos alunos e acolhê-los”.

“Educar e acolher sempre foram pilares do Instituto Verdescola. Por isso, fizemos uma força-tarefa para devolver à nossa comunidade o lugar que educa e zela pelo presente e futuro das nossas crianças e adolescentes”, conta Maria Antonia Civita, fundadora do Instituto Verdescola.

Os jovens também retornam na segunda-feira para a Escola Técnica (Etec) do Centro Paula Souza, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Já o Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Vestibulares, ministrado em parceria com o sistema Anglo, retornarão às aulas em abril.

Tragédia

Durante a tragédia, o Instituto Verdescola criou uma megaoperação que foi formada por funcionários e cerca de 300 voluntários que trabalharam para acolher e dar dignidade às vítimas. Ao todo, 600 pessoas, entre bebês e idosos, receberam abrigo ao longo destes dias.

Só na primeira semana, o Instituto forneceu 560 mil litros de água mineral para atender a demanda da população abrigada, tanto no consumo quanto na utilização para comida, além de cerca de 1.500 refeições por dia. Para o banho e desinfecção, a água utilizada foi fornecida por caminhões pipa da Sabesp.

O Verdescola acomodou um hospital de campanha com médicos voluntários. Foram cerca de 1400 atendimentos nos mais diversos níveis de complexidade.

Ainda na área da saúde, seis psicólogos voluntários atuaram no atendimento de toda equipe de colaboradores do Instituto Verdescola, demais voluntários e das famílias durante o período de abrigo temporário, que se encerrou no dia 2 de março, quando as famílias foram encaminhadas a hotéis e pousadas por meio de ação do Estado.

Unidades do Poupatempo, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), da Secretaria de Justiça e Cidadania e da Polícia Civil foram criadas no local, para que as vítimas emitissem a segunda via de seus documentos e se cadastrassem em programas de habitação do governo estadual.

Sobre o Instituto Verdescola

O Instituto Verdescola trabalha há 18 anos com crianças e jovens e sempre aliou educação e meio ambiente. Toda a estrutura de 3.500 metros quadrados de área construída tem sido essencial para a educação dos mais de mil alunos da Vila Sahy e de comunidades do entorno.

No Verdescola crianças e adolescentes têm aulas de reforço escolar nas disciplinas de português, matemática e inglês.Aulas de robótica, artes, música, laboratórios de informática, física, química e fotografia.

Hoje ainda são oferecidos cursos profissionalizantes para adultos e o Curso Preparatório para o Enem e Vestibulares em parceria com o Anglo Vestibulares. Inclusive, em 2022, três dos nossos alunos foram aprovados na Universidade de São Paulo (USP).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!