DECISÃO JUDICIAL

Liminar suspende contratação de acolhimento infantil em São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião pretendia contratar serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, na modalidade Casa Lar.

Estéfani Braz
Publicado em 11/04/2024, às 20h20 - Atualizado em 12/04/2024, às 09h01

FacebookTwitterWhatsApp
A ação atende pedido do Ministério Público de São Paulo e da Defensoria Pública - Pexel/Yan Krukau
A ação atende pedido do Ministério Público de São Paulo e da Defensoria Pública - Pexel/Yan Krukau

A contratação de serviço para acolhimento para crianças e adolescentes, em São Sebastião, no litoral norte, foi suspensa devido a uma liminar concedida pela Vara Criminal da cidade,  a pedido do Ministério Público de São Paulo e da Defensoria Pública.  O chamamento público, divulgado pelo município, pretendia contratar serviço de acolhimento institucional destinado a crianças e adolescentes, na modalidade Casa Lar.

Uma ação civil pública, já transitada em julgado, foi desarquivada antes da publicação da decisão. O documento revela a condenação da administração de São Sebastião, para gerir a entidade de acolhimento e passar a exercer o serviço diretamente, com a adequada assistência às crianças e aos adolescentes atendidos. 

Faça parte do nosso canal, acesse aqui. 

A promotora Heloíse Maia da Costa e a defensora Helena Lage apontam, no documento, que o chamamento público feito pela prefeitura tem a clara intenção de esvaziar o conteúdo de comando judicial, tumultuando o andamento processual. 

A liminar é válida até a resolução final de outra ação, que apontou irregularidades no serviço de acolhimento institucional e proibiu São Sebastião de fazer novas remoções, transferências ou desligamentos de qualquer funcionário nessa área, sem a devida motivação nos princípios da proteção integral. A multa diária para caso de descumprimento será de R$ 10 mil até o limite de R$ 100 mil.

O Portal Costa Norte acionou a prefeitura de São Sebastião, na quinta-feira (11), e aguarda retorno.

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!