IMAGENS IMPRESSIONANTES

Pescador flagra corpo de imensa baleia jubarte em São Sebastião (SP); VÍDEO

Imagens foram registradas pelo pescador Marcelo Alemão, nas proximidades da Ilha Montão de Trigo, na costa sul da cidade; Instituto Argonauta está rebocando o animal na tarde desta terça-feira (26)

Da redação
Publicado em 26/07/2022, às 14h58 - Atualizado às 17h05

FacebookTwitterWhatsApp
Baleia jubarte encontrada sem vida na costa sul de São Sebastião, SP Pescador flagra corpo de imensa baleia jubarte em São Sebastião (SP); VÍDEO baleia jubarte morta - Foto: Marcelo Alemão
Baleia jubarte encontrada sem vida na costa sul de São Sebastião, SP Pescador flagra corpo de imensa baleia jubarte em São Sebastião (SP); VÍDEO baleia jubarte morta - Foto: Marcelo Alemão

O pescador Marcelo Alemão, conhecido pelo bordão ‘Só Pega Quem Vem’, flagrou o corpo de uma baleia jubarte na costa sul de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, na manhã de ontem, segunda-feira (25).

O pescador enviou as imagens com exclusividade para o Portal Costa Norte. Segundo Alemão, o animal já estava em estado de decomposição e apresentava aquele cheiro característico.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree

O tamanho da baleia impressiona. Vejam as imagens:

Nossa reportagem procurou o Instituto Argonauta para obter informações sobre o motivo da morte da baleia, além de detalhes sobre a espécie e o tamanho.

A assessoria de imprensa do instituto informou que equipes estão rebocando o animal na tarde desta terça-feira (26) e, em breve, um laudo será emitido.

Temporada de baleias

Todos os anos, de junho a novembro, a costa brasileira ganha um atrativo que completa seus cenários de praias paradisíacas: a temporada de baleias.

E o Litoral Norte vem se consolidando como um dos grandes pontos de observação de cetáceos, que chegam em águas brasileiras para se reproduzir e ter seus filhotes.

A região vem registrando números recordes de avistagens de baleias e cetáceos – que também incluem golfinhos e botos.

Segundo dados do Projeto Baleia à Vista, na temporada de 2021, mais de 300 baleias passaram pelas águas da região.

O Litoral Norte tem uma fauna marinha bem rica e diversa e, mesmo em águas mais costeiras, é possível se observar quatro espécies de baleias e sete espécies de golfinhos, além de tartarugas, raias-manta, tubarão-baleia e uma enorme diversidade de aves pelágicas.

As baleias jubarte, grandes estrelas da região, costumam ser avistadas entre maio e agosto. As gigantes nadadoras desta espécie chegam a ter 16 metros e podem pesar até 35 toneladas.

Para o idealizador do Projeto Baleia à Vista, Julio Cardoso, ainda há muita pesquisa a ser feita para entender os hábitos da espécie, mas é fato que, nos últimos anos, vem sendo notado um registro maior de baleias no litoral brasileiro.

“A maior parte delas, nessa trajetória de vir da região fria, indo para a região de reprodução nas águas mais quentes. Mas as que passam e ficam no Litoral Norte de São Paulo são as mais jovens. Algumas nem vão completar essa migração, pois não estão em idade de reprodução. Descobrimos que estão buscando algum tipo de alimento, fazendo a troca de pele. Ainda estão pesquisando para entender melhor”, diz.

“É uma natureza muito rica e de grande biodiversidade que pode ser explorada de forma sustentável pelo turismo de natureza responsável, que é o tipo de turismo que mais cresce no mundo”, concluiu Cardoso.

Sobre o Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras atividades.

O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!