TRAGÉDIA NO LITORAL NORTE

São Sebastião: governo de SP promete entrega de moradias para outubro

Governador Tarcísio de Freitas visitou as obras na sexta-feira (21); moradias serão destinadas às famílias vítimas das chuvas recordes de fevereiro

Da redação
Publicado em 24/07/2023, às 09h44 - Atualizado em 01/08/2023, às 10h25

FacebookTwitterWhatsApp
Governador acompanhou o içamento do telhado do terceiro prédio de apartamentos em fase de conclusão no bairro Baleia Verde São Sebastião: governo de SP promete entrega de moradias paras outubro Governador Tarcísio de Freitas acompanha obras de moradias em  - Governo de SP
Governador acompanhou o içamento do telhado do terceiro prédio de apartamentos em fase de conclusão no bairro Baleia Verde São Sebastião: governo de SP promete entrega de moradias paras outubro Governador Tarcísio de Freitas acompanha obras de moradias em - Governo de SP

O governo de São Paulo anunciou que deve começar a entregar em outubro as moradias para as famílias que foram afetadas pelas chuvas recordes de fevereiro em São Sebastião

“A gente fez um esforço logo depois da tragédia para, primeiro, conseguir os terrenos. Houve aquele esforço de desapropriação e, na sequência, procurar uma tecnologia que desse a pronta resposta”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas durante visita ao bairro Baleia Verde na sexta-feira (21), onde estão sendo erguidas 518 moradias – outras 186 habitações estão sendo erguidas em Maresias.

“As pessoas vão receber suas escrituras e aquilo que é necessário para retomar o ritmo da vida. Nossa ideia é continuar nesta linha da construção de edificações e, não só isso, a gente tem as obras das estradas e encostas e trabalhamos na aquisição do sistema de sirenes e radares para que esteja disponível para o verão do ano que vem”, acrescentou o governador.

Além de Tarcísio, a visita também contou com os secretários estaduais Marcelo Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e coronel André Porto Rodrigues (Gerência de Apoio ao Litoral Norte), gestores da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e autoridades municipais. O governador também esteve no bairro Topolândia, onde o estado ergueu a Vila de Passagem, com 72 moradias para uso emergencial e que atualmente são ocupadas por 58 famílias.

“Depois que nós tirarmos as pessoas daqui e colocar nos apartamentos, a Vila de Passagem fica e vamos poder usar conforme a necessidade. A nossa ideia é continuar nesta linha da construção de edificações”, disse Tarcísio. O governo de São Paulo informa que também planeja a construção de mais de 250 moradias permanentes na localidade.

Ritmo avançado

Segundo o governo estadual, no empreendimento Baleia Verde, serão 518 apartamentos distribuídos em 30 prédios com 16 apartamentos. Serão ainda construídas 38 casas, sendo 18 adaptadas para pessoas com deficiência. As obras de infraestrutura iniciadas em maio atingiram 70% de execução, e as edificações, 15%.

“Nós avançamos muito em 30 dias, faz apenas um mês que começamos essa obra e já estamos cobrindo o terceiro prédio. Nosso objetivo é começar as entregas em outubro e concluir tudo até dezembro. Esse é o primeiro empreendimento que estamos usando essa nova tecnologia de padrão elevadíssimo, um imóvel de qualidade num prazo recorde”, declarou o secretário Marcelo Branco.

As outras 186 unidades habitacionais estão sendo construídas em Maresias e as obras avançam para 75% da execução da infraestrutura e 20% das edificações. O investimento total do governo do estado para as habitações provisórias e permanentes em São Sebastião é de R$ 210 milhões.

*Com informações de Governo de SP

Leia também: Sol, chuva, calor: veja como vai ficar o tempo nesta semana no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!